Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Evento de boas-vindas às/aos estudantes indígenas reúne lideranças e representação estudantil
Início do conteúdo da página

Evento de boas-vindas às/aos estudantes indígenas reúne lideranças e representação estudantil

  • Publicado: Sexta, 03 de Setembro de 2021, 15h28
  • Última atualização em Sexta, 03 de Setembro de 2021, 16h11
  • Acessos: 178

Nesta quinta-feira (02), em mais uma ação da Semana de Acolhimento, as/os estudantes indígenas ingressantes foram recepcionados na universidade. O evento foi realizado pela Pró-Reitoria de Ações Afirmativas (Proaf) em parceria com o Núcleo Central de Estudantes Indígenas da UFSB (NCEI).  

Na abertura do encontro, a reitora da UFSB, professora Joana Angélica Guimarães da Luz, saudou as/os estudantes e reafirmou o compromisso da universidade com a diversidade cultural e reiterou a importância da presença indígena na instituição. “Estamos muito felizes em receber vocês em nossa universidade, a UFSB é de todas e todos. O NCEI é um importante espaço de representatividade e mobilização e é importante que permaneçamos conectados para que nós também possamos aprender com vocês”, disse.

Para o cacique Agnaldo Pataxó Hã Hã Hãe, o espaço conquistado pelas/os estudantes indígenas na universidade representa também o avanço de toda a comunidade. “Lutamos para que nossos estudantes permaneçam na universidade e terminem seus cursos para que todos tenhamos melhores oportunidades”, afirmou.

Marcley Pataxó, presidente do NCEI e estudante do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades do Campus Sosígenes Costa (BI-H/CSC), parabenizou as/os calouras/os e destacou a importância da presença indígena na universidade. “Essa não é uma conquista apenas de vocês, mas também de todos nós, das lideranças indígenas da região e dos mais antigos que já se foram. Temos orgulho de todos vocês”, disse. Marcley ressaltou a importância do NCEI como interlocutor das/os estudantes indígenas com a UFSB, especialmente com a Proaf. 

BoasvindasIndígenasO pró-reitor de Ações Afirmativas, professor Sandro Augusto Ferreira, apresentou às/aos ingressantes a Resolução Nº 21/2016 (que dispõe sobre a inclusão do nome indígena dos estudantes e servidores nos registros acadêmicos e funcionais da UFSB), explicou como funciona o fluxo de solicitação do uso do nome indígena da UFSB e apresentou o edital Proaf 12/2021 – de auxílio permanência para indígenas e quilombolas. O pró-reitor destacou também a importância do NCEI nessa definição: “O edital 12/2021, da Proaf, é um programa que foi uma conquista das/dos estudantes, pensado a partir da demanda em defesa do PBP (que não é ofertado desde 2019) que nós sempre apoiamos e nos mobilizamos para que cumprisse o seu papel”, afirmou. 

Também participaram do evento, contando suas experiências na UFSB, a estudante de medicina no Campus Paulo Freire, Tanara Pataxó, e o estudante do BI-H/CSC, Kawhã Pataxó. A ação conjunta Proaf/NCEI foi transmitida on-line e está disponível no link.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página