Página inicial > Últimas Notícias > Reitora da UFSB participa de evento sobre ações afirmativas e o PNAES

Reitora da UFSB participa de evento sobre ações afirmativas e o PNAES

• Publicado: Quarta, 01 de Setembro de 2021, 14h08
  • Última atualização em Quarta, 01 de Setembro de 2021, 15h15

MesaPNAES 31ago2021Nesta terça-feira (31), aconteceu a terceira edição do “Seminário Ações Afirmativas e o PNAES no Legislativo Brasileiro”, promovido pelo gabinete da vereadora Guida Calixto (Campinas/SP). O objetivo do evento foi debater a importância do Plano Nacional de Apoio Estudantil do Ministério da Educação e das ações afirmativas como propostas de inclusão no ensino superior no país. O evento contou com a presença da reitora da UFSB, professora Joana Angélica Guimarães da Luz, que participou da mesa-redonda intitulada “renovando esperanças: a implementação das ações afirmativas e do PNAES de 2003 a 2022.

Em sua fala, a reitora destacou a importância da ação política de todos os cidadãos e cidadãs na construção da sociedade, e não apenas dos representantes vinculados a partidos políticos. Segundo a professora, a transformação da realidade depende do comprometimento de todos e todas. “Temos que garantir espaço para todos e todas na universidade, especialmente para aqueles grupos que vivem em contextos mais difíceis e periféricos e que apenas há pouco tempo conseguiram chegar até o ensino superior no país”, afirmou, destacando a importância das ações afirmativas como catalisadoras da mudança do perfil dos estudantes nas universidades públicas no Brasil.

A respeito do PNAES, a professora ressaltou que se trata de um decreto que precisa ser transformado em lei para ter sua permanência garantida. “Não basta apenas facilitar a chegada do estudante à universidade, é preciso criar meios para que ele finalize sua graduação e sua pós-graduação e consiga conquistar espaço num mercado de trabalho cada vez mais concorrido e exigente”, disse.

A mesa-redonda contou também com a participação da professora Andrea Lopes, da Universidade Federal Fluminense (UFF), da professora Tania Fischer, da Faculdade de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da professora Elisabete Aparecida Pinto, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e de Raquel Oliveira. O evento pode ser acompanhado na íntegra no canal Projetos Periféricaslc no YouTube.