Página inicial > Últimas Notícias > Luiza Trajano participa de bate-papo de abertura da Semana de Acolhimento

Luiza Trajano participa de bate-papo de abertura da Semana de Acolhimento

• Publicado: Segunda, 30 de Agosto de 2021, 20h20
  • Última atualização em Segunda, 30 de Agosto de 2021, 20h22

O quadrimestre 2021.2 foi iniciado hoje, dia 30 de agosto, com a abertura da Semana de Acolhimento com o bate-papo entre a reitora da UFSB, Joana Angélica Guimarães, e Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho do Magazine Luiza e Presidente do Grupo Mulheres do Brasil.

Em um bate-papo descontraído, que ainda contou com os intérpretes de libras da UFSB, Helen Oliveira e Kerson Kléber, a conversa abordou temas como o Movimento Mulheres no Brasil, Unidos pela Vacina e a união entre universidades e empresas.

A reitora Joana Angélica começou o bate-papo falando sobre a forma como Luiza Trajano consegue unir empresariado com ações sociais. Luiza Trajano afirmou que o amor pelo país a fez ser inquieta quanto às desigualdades e não diversidade existente. De acordo com ela, se o país não vai bem, não há como uma empresa ir bem.

bate papo luiza trajano

Joana Angélica pediu para que Luiza falasse um pouco mais sobre o Movimento Mulheres do Brasil, da qual ela é a presidente, que surgiu em 2013, com 40 mulheres de diferentes segmentos com o intuito de engajar a sociedade civil na conquista de melhorias para o país. “Percebi, estudando e analisando, que as transformações do país nascem de uma sociedade civil organizada. Ela não nasce de nenhum líder, de nenhum salvador da pátria.” afirmou Luiza.

A reitora solicitou também que Luiza Trajano falasse mais sobre o “Unidos pela Vacina, movimento em que a própria reitora também faz parte. O Unidos pela Vacina tem como propósito tornar a vacina viável para todos os locais até setembro.

Outro ponto abordado foi o caso o da abertura de vagas para trainee negros no Magazine Luiza, que obteve uma grande repercussão nacional, em que a reitoria enfatizou a importância dessa diversidade nas empresas, de pessoas que sempre foram excluídas. Luiza explicou que sempre foi a favor de cotas. Pontuou que, se não há diversidade, não há inovação. Quando resolveram abrir as vagas para pessoas negras, a empresa sofreu uma grande represália nas redes sociais, mas que a decisão abriu portas para muita gente, com as inscrições chegando a 22 mil pessoas. Professora Joana concordou e afirmou que muitos talentos são perdidos nas periferias por falta de oportunidade, por ser difícil vencer essa barreira existente.

Luiza Trajano, respondendo a questões do chat, disse que cada vez mais a faculdade tem que se unir a empresas e vice-versa. Finalizando seu bate-papo, ela afirmou que suas próximas metas serão entre 2022-2032, em que terá como pilares a saúde, educação, habitação e emprego. Para isso, já está convidando grupos pequenos de reitores, incluindo professora Joana, e médicos, para estruturar e fazer um levantamento do que cada universidade faz para que se possa trabalhar a ciência na saúde e pesquisa.

A reitora da UFSB agradeceu a presença de Luiza Trajano enfatizando que é importante a fala de alguém de fora para novas experiências.

A Semana de Acolhimento tem a continuidade até a próxima sexta-feira (03). Para conferir a programação completa, acesse: SEMANA DE ACOLHIMENTO

Assista ao Bate-Papo completo: https://www.youtube.com/watch?v=aPt1psZoYWA