Página inicial > Últimas Notícias > Reitora da UFSB participa de solenidade em comemoração aos 20 anos da Fapesb

Reitora da UFSB participa de solenidade em comemoração aos 20 anos da Fapesb

• Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Sexta, 27 de Agosto de 2021, 17h20
  • Última atualização em Sexta, 27 de Agosto de 2021, 17h49

20anosFapesb27ago2021A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) celebra 20 anos de existência nesta sexta-feira (27). A instituição é referência no apoio e fomento à ciência, tecnologia e inovação, tendo, nos últimos anos, ajudado a aumentar 10 vezes a produção científica internacional da Bahia e ampliado cinco vezes o número de programas de pós-graduação apoiados no estado.

Para a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Adélia Pinheiro, a Fapesb é uma conquista essencial para o desenvolvimento da Bahia. “Concebida pelo poder público e de extrema importância para a materialização do desenvolvimento sócio-econômico sustentável tão almejado pelo nosso Estado e para o povo baiano”, afirmou na abertura do evento.

De acordo com o diretor geral da Fapesb, Márcio Costa, a Fapesb desempenha um papel crucial no estado. “As fundações de amparo têm um papel fundamental num país como o nosso, de dimensões continentais, marcado por profundas assimetrias, atuando como corretoras dessas diferenças, afirmou, referindo-se à importância do investimento em ciência, tecnologia e inovação.

Em sua fala, a reitora da UFSB, professora Joana Angélica Guimarães da Luz, ressaltou a importância da Fapesb como incentivadora de jovens pesquisadores e como relevante apoiadora de projetos nas novas universidades baianas. “São 20 anos de trabalho e parcerias para o desenvolvimento científico e tecnológico da Bahia”, afirmou.

A solenidade comemorativa contou com a presença de diversas autoridades de todo o estado e pode ser acompanhada no canal da Secti Bahia no YouTube.

Com informações da Ascom/Secti