Página inicial > Últimas Notícias > Representantes da UFSB tomam posse no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Itabuna

• Publicado: Terça, 24 de Agosto de 2021, 10h34
  • Última atualização em Terça, 24 de Agosto de 2021, 10h34

A professora Célia Regina da Silva (CFPPTS e PPGER) tomou posse, na tarde de 19 de agosto, na vaga de titular da UFSB, para representação no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Itabuna (Consendami) no quadriênio 2021-2025.

A suplência será ocupada pela professora Leila Oliveira Santos (CFCTI).

A professora e agora conselheira Célia Regina da Silva destaca que “a recomposição do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Itabuna é uma conquista muito grande, ainda mais neste momento de ascensão de conservadorismos, um momento difícil também por causa da pandemia, que acirrou a violência doméstica”.

A professora enfatiza ainda a importância do trabalho de articulação da universidade com os movimentos sociais e com os outros poderes públicos, a interatividade com o que está acontecendo na sociedade.

Célia Regina e outras conselheiras

Célia Regina conta que “assumir essa cadeira da UFSB como titular no conselho é parte de um caminho que trilhei desde 2015 e que vim galgando, desde a aproximação com Célia Evangelista Santana [militante, ex-presidente do Consendami e coordenadora da Câmara Temática de Mulheres do Colegiado Territorial Litoral Sul] e também com outras mulheres. Por ocasião da Conferência Municipal de Mulheres, já tinha conhecido Célia, que me indicou para palestrante. É nesses processos que a gente vai construindo, nos lugares, nos espaços políticos em que a gente chega, e isso é muito importante na articulação da universidade com o seu exterior”.

A cerimônia de posse ocorreu presencialmente na Câmara de Vereadores/as de Itabuna, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária recomendados.

A Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFSB, professora Lilian Reichert Coelho, participou virtualmente da mesa de abertura como representante institucional no Grupo de Trabalho Mobilização, que atuou por meses junto à Prefeitura de Itabuna para acompanhar o cumprimento da Lei n. 2.522/2020 e o preenchimento das vagas da sociedade civil.

“Esse emocionante e histórico momento da posse das conselheiras depois de tantos enfrentamentos coroa um processo que teve participação de muitas mulheres, principalmente da sociedade civil que, por anos, lutaram para a recomposição do conselho, importante espaço democrático de controle social que todas as mulheres de Itabuna, em especial as que estão em condição de mais vulnerabilidade, tanto precisam para ter seus direitos garantidos”, avalia a Pró-Reitora.

Texto: Proex/UFSB

Fotos: Professora/Conselheira Célia Regina da Silva