Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFSB oferece curso de Ciências Biológicas com ênfases em Saúde, Meio Ambiente e Biotecnologia
Início do conteúdo da página

UFSB oferece curso de Ciências Biológicas com ênfases em Saúde, Meio Ambiente e Biotecnologia

  • Escrito por Carlos César
  • Publicado: Quinta, 08 de Março de 2018, 16h32
  • Última atualização em Quinta, 08 de Março de 2018, 16h37
  • Acessos: 7924
imagem sem descrição.

UFSB oferece curso de Ciências Biológicas com ênfases em Saúde, Meio Ambiente e Biotecnologia

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) oferece o curso de segundo ciclo de Ciências Biológicas ligado ao Centro de Formação em Ciências Ambientais (CFCAm) da universidade, sediado no Campus Sosígenes Costa, em Porto Seguro. 

A profissão é regulamentada pela Lei 6684/1979Decreto 88438/1983 e é fiscalizada pelo Conselho Federal de Biologia (CFBio). A graduação em Ciências Biológicas na UFSB compromete-se a formar profissionais críticos/as, éticos/as e capacitados/as para o mundo do trabalho nas áreas de atuação do/a biólogo/a, capacitando-lhes a dialogar com profissionais de outras áreas e outros campos do saber.

Os perfis profissionais estão voltados para três áreas:

  • Meio Ambiente e Diversidade;
  • Saúde;
  • Biotecnologia e Produção.

As três áreas de atuação refletem a atualidade da proposta, voltada para a preparação de profissionais com visão cidadã, empreendedora e transformadora, visando o desenvolvimento da Ciência, a defesa do bem comum, a proteção do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida em todas suas formas e manifestações.

 

Ingresso e vagas

O acesso ao curso de Ciências Biológicas da UFSB é feito mediante edital interno (veja o edital mais recente aqui) do qual podem participar concluintes de cursos de primeiro ciclo. A oferta anual é de 40 vagas. A progressão do primeiro para o segundo ciclo segue regras de classificação por desempenho acadêmico, valorizando o conjunto de componentes curriculares ligados ao BI em Ciências ou à LI em Ciências da Natureza e suas Tecnologias, agregando maior peso na classificação.

A graduação se dá em dois anos. Isso é possível porque várias componentes curriculares (CCs) da matriz do curso de Ciências Biológicas já são ofertadas no decorrer do Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Ciências e da Licenciatura Interdisciplinar (LI) em Ciências da Natureza e suas Tecnologias, ambos cursos de primeiro ciclo com duração de três anos.

É possível cumprir antecipadamente CCs do curso de Ciências
Biológicas durante o 1.º Ciclo, com componentes propedêuticos e específicos da Área de Concentração em Estudos Ambientais do BI em Ciências. Para isso, é necessário cursar os CCs que são obrigatórios para o Curso de Ciências Biológicas, conforme previsto no Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

 

 

ciclos da ufsb

 

O valor estratégico da profissão

O trabalho do/a biólogo/a é essencial em um país com a riqueza de fauna e flora do Brasil. E um curso que prepare profissionais com aptidão para atuar nos âmbitos de Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde ou Biotecnologia e Produção atende a muitas das expectativas criadas com a implantação da UFSB na região, em especial com a criação do Centro de Formação em Ciências Ambientais no campus localizado em Porto Seguro.

O diferencial dos formados pela UFSB será a ampliação de competências e habilidades por meio do estreitamento com a vivência na atuação profissional. A ideia é estimular a participação em projetos e grupos de pesquisa, em atividades de consultorias em empresas e ONGs, em diagnósticos ambientais, na identificação de problemas regionais e proposição de soluções, no desenvolvimento de ideias e soluções sustentáveis, em empreendedorismo e em empresas juniores. Essa conexão entre estudo e prática será conduzida a partir de equipes acadêmicas formadas por docentes e estudantes de primeiro, segundo e terceiro ciclos, com a meta de aproximar o exercício profissional da formação acadêmica.

 

Monitoramento de apiário
Monitoramento de apiário
 
Aula em Laboratório no Campus Sosígenes Costa
Aula em Laboratório no Campus Sosígenes Costa
 
Aula de campo em ambiente de Restinga_2
Aula de campo em ambiente de Restinga_2
 
Aula de campo em ambiente de Restinga
Aula de campo em ambiente de Restinga
 
atividade de campo estudo da flora do campus sosigenes costa
atividade de campo estudo da flora do campus sosigenes costa
 
Aula em Laboratório no Campus Sosígenes Costa
Aula em Laboratório no Campus Sosígenes Costa
 
Aula em Laboratório no Campus Sosígenes Costa
Aula em Laboratório no Campus Sosígenes Costa
 
Aula em Laboratório no Campus Sosígenes Costa
Aula em Laboratório no Campus Sosígenes Costa
 
Anterior
Próximo

 

Os/As profissionais biólogo/as são exigido/as atualmente em diversos serviços e setores. Um exemplo é a demanda por essa especialidade nas equipes multidisciplinares de Estudos de Impacto Ambiental (EIA) e Relatórios de Impacto Ambiental (RIMA), cujos laudos técnicos são exigências legais para a implantação de empreendimentos. Além disso, profissionais formados em Ciências Biológicas coordenam laboratórios e emitem laudos técnicos em análises clínicas e de aconselhamento genético e atuam no desenvolvimento de tecnologias com organismos geneticamente modificados, bioprospecção, bioengenharia, biossegurança, próteses, entre outros.

O/a Biólogo/a é o profissional responsável pelo estudo da biodiversidade, em todos os seus níveis de entendimento. É o/a profissional capaz de contribuir para a expansão do conhecimento sobre as variedades de animais, plantas e microorganismos existentes nos diferentes ambientes.

No contexto local, o Bioma Mata Atlântica é uma das áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade no país e representa um abrangente palco de estudos, pesquisas e ações estratégicas desenvolvidas por biólogos/as para a conservação ambiental e o uso sustentável e inteligente de recursos naturais para o desenvolvimento socioeconômico da região.

Outros perfis profissionais acessíveis aos biólogos são considerados estratégicos para a busca de soluções para problemas complexos, como o equilíbrio entre a manutenção de espaços para a conservação ambiental e o uso sustentável e inteligente de recursos naturais para o desenvolvimento socioeconômico de uma região.

 

Atuação profissional

A diversidade de conhecimento biológico na formação garante grande variedade de opções no mercado de trabalho. A exploração atual e desordenada dos recursos naturais evidencia a necessidade de aplicar o rigor na legislação ambiental e aumenta a procura pelo profissional apto para a elaboração de relatórios de impacto ambiental e recuperação de áreas degradadas. Deriva desse contexto a demanda pela contratação do biólogo por prefeituras, secretarias e órgãos federais, via concurso público ou como profissional liberal. Outros nichos relevantes são os da Genética e da Biologia Molecular, com o empreendedorismo sendo uma alternativa a ser considerada pelos egressos.

De acordo com o estabelecido na Resolução CFBio nº 227/2010, de 18 de agosto de 2010, que dispõe sobre a regulamentação das Atividades Profissionais e das Áreas de Atuação do biólogo, em Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde e Biotecnologia e Produção, ficam estabelecidas as atividades profissionais que poderão ser exercidas no todo ou em parte, pelo biólogo, de acordo com seu perfil profissional:

  • Art. 4º – São áreas de atuação em Meio Ambiente e Biodiversidade: Aquicultura: Gestão e Produção, Arborização Urbana, Auditoria Ambiental, Bioespeleologia, Bioética, Bioinformática, Biomonitoramento, Biorremediação, Controle de Vetores e Pragas, Curadoria e Gestão de Coleções Biológicas, Científicas e Didáticas, Desenvolvimento, Produção e Comercialização de Materiais, Equipamentos e Kits Biológicos, Diagnóstico, Controle e Monitoramento Ambiental, Ecodesign, Ecoturismo, Educação Ambiental, Fiscalização/Vigilância ambiental, Gestão Ambiental, Gestão de Bancos de Germoplasma, Gestão de Biotérios, Gestão de Jardins Botânicos, Gestão de Jardins Zoológicos, Gestão de Museus, Gestão da Qualidade, Gestão de Recursos Hídricos e Bacias Hidrográficas, Gestão de Recursos Pesqueiros, Gestão e Tratamento de Efluentes e Resíduos, Gestão, Controle e Monitoramento em Ecotoxicologia, Inventário, Manejo e Produção de Espécies da Flora Nativa e Exótica, Inventário, Manejo e Conservação da Vegetação e da Flora, Inventário, Manejo e Comercialização de Microrganismos, Inventário, Manejo e Conservação de Ecossistemas Aquáticos: Límnicos, Estuarinos e Marinhos, Inventário, Manejo e Conservação do Patrimônio Fossilífero, Inventário, Manejo e Produção de Espécies da Fauna Silvestre Nativa e Exótica, Inventário, Manejo e Conservação da Fauna, Inventário, Manejo, Produção e Comercialização de Fungos, Licenciamento Ambiental, Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL), Microbiologia Ambiental, Mudanças Climáticas, Paisagismo, Perícia Forense Ambiental/Biologia Forense, Planejamento, Criação e Gestão de Unidades de Conservação (UC)/Áreas Protegidas, Responsabilidade Socioambiental, Restauração/Recuperação de Áreas Degradadas e Contaminadas, Saneamento Ambiental, Treinamento e Ensino na Área de Meio Ambiente e Biodiversidade.

  • Art. 5º São áreas de atuação em Saúde: Aconselhamento Genético, Análises Citogenéticas, Análises Citopatológicas, Análises
    Clínicas. Análises de Histocompatibilidade, Análises e Diagnósticos Biomoleculares, Análises Histopatológicas, Análises, Bioensaios e Testes em Animais, Análises, Processos e Pesquisas em Banco de Leite Humano, Análises, Processos e Pesquisas em Banco de Órgãos e Tecidos, Análises, Processos e Pesquisas em Banco de Sangue e Hemoderivados, Análises, Processos e Pesquisas em Banco de Sêmen, Óvulos e Embriões, Bioética, Controle de Vetores e Pragas, Desenvolvimento, Produção e Comercialização de Materiais, Equipamentos e Kits Biológicos, Gestão da Qualidade, Gestão de Bancos de Células e Material Genético, Perícia e Biologia Forense, Reprodução Humana Assistida, Saneamento, Saúde Pública/Fiscalização Sanitária, Saúde Pública/Vigilância Ambiental, Saúde Pública/Vigilância Epidemiológica, Saúde Pública/Vigilância Sanitária, Terapia Gênica e Celular, Treinamento e Ensino na Área de Saúde.

  • Art. 6º São áreas de atuação em Biotecnologia e Produção: 
    Biodegradação, Bioética, Bioinformática, Biologia Molecular, Bioprospecção, Biorremediação, Biossegurança, Cultura de Células e Tecidos, Desenvolvimento e Produção de Organismos Geneticamente Modificados (OGMs), Desenvolvimento Produção e Comercialização de Materiais, Equipamentos e Kits Biológicos, Engenharia Genética/Bioengenharia, Gestão da Qualidade Melhoramento Genético, Perícia/Biologia Forense, Processos Biológicos de Fermentação e Transformação, Treinamento e Ensino em Biotecnologia e Produção.

As informações sobre as faixas salariais variam bastante conforme a função e a especialização do profissional, bem como de acordo com a fonte consultada. A recomendação do Conselho Federal de Biologia, constante da Instrução CFBio nº 09/2010, é de piso de seis salários-mínimos pelo trabalho de 30 horas semanais, exceto para os biólogos que desempenham suas funções no setor público.

 

Links relevantes

 

Com informações e fotos por Carlos Werner Hackradt e Cristiana Costa

registrado em:
Fim do conteúdo da página