Página inicial > Últimas Notícias > Consuni dá posse a decanas/os e vice-decanas/os

Consuni dá posse a decanas/os e vice-decanas/os

• Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Quarta, 11 de Agosto de 2021, 12h04
  • Última atualização em Quarta, 11 de Agosto de 2021, 16h48

3135af7f 284a 4a00 bc5f e497875b7a96A sessão do Conselho Universitário da Universidade Federal do Sul da Bahia desta terça-feira (11) teve entre seus assuntos a posse de decanas/os e vice-decanas/os após as recentes eleições nos centros de Formação em Políticas Públicas e Tecnologias Sociais (CFPPTS) e de Ciências Agroflorestais (CFCAF) e nos Institutos de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) do Campus Jorge Amado, em Itabuna, e do Campus Sosígenes Costa, em Porto Seguro.

A reitora da UFSB e presidente do Consuni, professora Joana Angélica Guimarães da Luz, deu posse aos novos gestores com a leitura de um termo de posse de cada cargo. No IHAC CJA, assumem os professores Fernando Mauro Pereira Soares (decano) e Martin Domecq (vice-decano), substituindo a professora Ita de Oliveira e Silva e a professora Gilmara dos Santos Oliveira. No CFCAF, o professor Daniel Piotto foi reconduzido pelo voto ao cargo de decano, contando com o professor João Carlos Medeiros como vice-decano, este substituindo o professor Carlos Eduardo Pereira. O novo CFPPTS tem a sua primeira gestão eleita, com a professora Sílvia Kimo Costa assumindo o cargo de decana e a professora Grasiely Faccin Borges como vice-decana. O IHAC CSC passa a contar com a professora Maria do Carmo Rebouças da Cruz Ferreira dos Santos como decana e com o professor Francisco de Assis Nascimento Júnior como vice-decano, substituindo o professor Marcos Eduardo Cordeiro Bernardes e a professora Ângela Maria Garcia.

Após a leitura dos documentos, a reitora discursou, agradecendo aos decanos que deixam os mandatos pelo trabalho desenvolvido nas unidades e saudando os novos gestores. A professora Joana afirmou que ser gestor não é tarefa fácil, pois demanda muita atenção com as expectativas e as necessidades em um ambiente em que a diversidade de fés, concepções, opiniões e experiências é palavra de ordem, ao mesmo tempo em que deve ser conciliada com o interesse coletivo. "Temos que ter a sensibilidade de entender as necessidades, vontades e planos de cada setor, cada unidade administrativa, cada curso e cada indivíduo. São demandas legítimas e, ao mesmo tempo, sabendo disso, não devemos deixar isso afetar o interesse coletivo".

A reitora destacou uma dificuldade do trabalho na gestão: "Ser gestor é ao mesmo tempo ser querido quando atende as demandas e ser odiado a cada negativa muitas vezes necessária. A burocracia à qual estamos submetidos, através da legislação, os diversos órgãos de controle da atividade administrativa e os muitos processos que devemos observar é a parte mais fácil do trabalho. Reger essa orquestra é um aprendizado por vezes amargo e muitas vezes gratificante: ao final temos uma orquestra tocando lindamente e com todos sendo protagonistas; por isso agradeço imensamente aos gestores e gestoras que agora deixam seus mandatos e dou as boas vindas aqueles e à quelas que iniciam seus mandatos". Ela finalizou com um conselho para que decanas/os e vice-decanas/os se esforcem para manter o equilíbrio e que saibam separar as decisões em ambiente de trabalho da vida pessoal: "Esse amor e ódio é volátil, não deixe que isso impacte a sua imparcialidade, a instituição é o que deve nos mover. E principalmente, não deixe que isso afete a sua saúde física e mental", afirmando novamente o desejo de que os gestores eleitos tenham excelentes mandatos.