Página inicial > Últimas Notícias > UFSB oferece Curso de extensão Formação Docente: Currículo e Ações Pedagógicas para professores e professoras da Rede Estadual da Bahia

• Publicado: Quinta, 22 de Julho de 2021, 15h59
  • Última atualização em Quinta, 22 de Julho de 2021, 16h00

Teve início no dia 9 de julho, o Curso de Extensão Formação Docente: Currículo e Ações Pedagógicas, voltado a gestores e gestoras, professores e professoras dos Complexos Integrados de Educação (CIEs) e escolas de tempo integral da Rede Estadual da Bahia. A proposta surgiu da articulação da Coordenação de Educação em Rede da Diretoria de Ensino-Aprendizagem (DEA) da Pró-Reitoria de Gestão Acadêmica (PROGEAC) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e dos/a coordenadores/a pedagógicos/a da UFSB para os CIEs com a Assessoria Especial para os CIEs da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC-BA).

Trata-se de um curso de 90 horas, dividido em três módulos de 30 horas cada um, cujos objetivos são propor uma formação para que ações pedagógicas possam ser planejadas e desenvolvidas em sala de aula com o uso de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) e abrir espaço para um debate sobre currículo que possa embasar a reformulação do currículo das escolas em tempo integral do Estado.

A ideia é oferecer um espaço de reflexão e de elaboração de referenciais teóricos e práticos, no sentido de dar subsídios aos/às professores/as e gestores/as dos CIEs para que elaborem seus currículos e planejamentos, defendam as bases das Estações do Saber e sigam articulando suas ações nos Complexos, como já vem acontecendo durante a pandemia.

De acordo com a Comissão Organizadora, espera-se, com o curso, que as teorias e as dinâmicas discutidas e desenvolvidas durante os encontros possam contribuir para a atualização de práticas de ensino e aprendizagem alinhadas ao que se concebe como educação integral em tempo integral, bem como ampliar as trocas de experiências vivenciadas pelos participantes que possam servir de insumos para a construção e/ou reconstrução de ações pedagógicas.

O primeiro módulo, intitulado Metodologias e Avaliação no ensino mediado por Tecnologias, está sendo ministrado pela Professora Maristela Midlej (UFSB) e pela Professora Carla Almeida (SEC-BA). O módulo II, Currículo, Conhecimento e Diferença, será coordenado pelo Professor Paulo de Tássio Borges da Silva (UFSB) e o módulo III, Educação e identidade, Educação e diferença, será ministrado pelos Professores Francisco de Assis Nascimento Júnior, Paulo de Tássio Borges da Silva e Milena Magalhães (UFSB). Ao final de cada um dos dois últimos módulos, haverá um seminário com convidados e convidadas que discorrerão sobre os temas tratados. O curso se encerra na segunda semana de novembro.

Texto: Comissão Organizadora da Formação Docente