Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > PROAF inicia elaboração de Planos de Ensino Individualizados para estudantes com deficiência
Início do conteúdo da página

PROAF inicia elaboração de Planos de Ensino Individualizados para estudantes com deficiência

  • Publicado: Terça, 13 de Julho de 2021, 10h32
  • Última atualização em Terça, 13 de Julho de 2021, 10h32
  • Acessos: 1070

Diante do desafio de garantir um ambiente educacional acolhedor que efetivamente promova a aprendizagem das/os discentes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação e considerando a necessidade de orientar a prática pedagógica dos professores, a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas (PROAF)/Coordenação de Qualidade de Vida(CQV) solicitou e obteve a contratação de serviço temporário de uma profissional psicopedagoga para a elaboração de Planos de Ensino Individualizados (PEI).

O PEI é uma proposta de organização curricular que norteia a ação pedagógica do professor e contribui para melhorar o processo de ensino e a aprendizagem de discentes com necessidades educacionais específicas. Para a sua construção, são levados em consideração: história de vida e familiar, interesses, dificuldades, habilidades e competências.

O plano é composto por dados de identificação da/o estudante, diagnóstico, metas a serem alcançadas, habilidades, necessidades educacionais específicas, propostas de adequações e intervenções pedagógicas e das observações que serão realizadas pelo docente. É um instrumento colaborativo que está sempre em construção e envolve diferentes sujeitos: discente, família, instituição, especialistas na área da educação especial e inclusiva, e docentes.

Os Planos de Ensino Individualizados substituíram as cartas de orientação que anteriormente eram enviadas pelo Setor de Acessibilidade e Inclusão (SAI/CQV/PROAF) e foram encaminhados por e-mail no início do quadrimestre 2021.1 aos docentes que, em suas turmas, contam com estudantes registrados no SAI. A equipe da PROAF destaca a importância de mais esse passo alcançado na inclusão e na permanência das pessoas com deficiência, necessidades educacionais específicas, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação na instituição. Além disso, enfatiza a necessidade de contar com o apoio dos docentes para o enriquecimento e aprimoramento dos planos, por isso, a devolutiva para o SAI com  impressões, habilidades observadas e intervenções adotadas para com esse/essa discente é de suma importância ao final de cada quadrimestre.

 

Texto:  Pró-Reitoria de Ações Afirmativas (PROAF)/Coordenação de Qualidade de Vida(CQV)

registrado em:
Fim do conteúdo da página