Página inicial > Últimas Notícias > Coleta seletiva, redução de resíduos e Pontos de Entrega Voluntária da UFSB foram discutidos na Semana de Ciências da escola Pio XII

• Publicado: Segunda, 12 de Julho de 2021, 14h40
  • Última atualização em Segunda, 12 de Julho de 2021, 14h47
​Na última quarta-feira, ​07 de junho, a Proex/UFSB e o coletivo Dia R ou Dia Reciclagem, grupo que tem o objetivo de discutir, promover e praticar a redução da geração de resíduos e seu aproveitamento e destinação adequada em Itabuna (Ba), participaram da Semana da Ciências da Escola Pio XII, também em Itabuna, cuja edição 2021 teve o tema Sustentabilidade e foi organizada pela Profa Dayanne Monteiro e outros professores da escola.

Participaram como palestrantes, sobre coleta seletiva, destinação e reaproveitamento de resíduos sólidos em Itabuna, Felipe Watanabe e Mayana Santiago do @DiaReciclagem e Luana Rêgo da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFSB que também participa do coletivo. Os/as estudantes do 6° ao 8 ° ano do ensino fundamental da Pio XII participaram ativamente da palestra com perguntas e colocações que geraram reflexão crítica e discussão no evento, como por exemplo sobre a necessidade de estímulo à separação dos resíduos domiciliares em Itabuna a partir da criação da coleta seletiva pela gestão municipal.

Felipe Watanabe palestrou sobre os prejuízos ao meio ambiente, aos animais e seres humanos causados pelo consumo exagerado e destinação inadequada dos resíduos tanto domésticos como industriais. Luana Rêgo explicou sobre o serviço que a UFSB realiza através dos Pontos de Entrega Voluntária (PEV) de vários resíduos entre eles: plástico, papel, metais, esponja de uso doméstico, óleo de cozinha usado, borra de café, eletroeletrônicos e pilhas, enfatizando que, por ora, por causa da pandemia, os PEV não estão funcionando.

Foram mostrados também projetos extensionistas da UFSB, como "Do Lixo ao Luxo" que utiliza os resíduos recicláveis como moeda para a compra de roupas e acessórios customizados e de composteira, para a produção de adubo a partir de resíduos orgânicos, produzida com garrafões de água mineral vencidos. Luana Rêgo acentuou que "Mesmo que o município ainda não tenha uma gestão de resíduos com coleta seletiva e participação organizada dos catadores e catadoras de materiais recicláveis, se as comunidades se planejarem, por exemplo os vizinhos de uma rua, esses poderão separar seus resíduos e combinar com um catador de recicláveis para apanhá-los. Há um aplicativo chamado cataki* que poderá ajudar a identificar os catadores e catadoras perto da sua residência".

Para mais informações sobre coleta seletiva e o funcionamento dos PEVs da UFSB, vide o site: https://bityli.com/ZJOfq e o vídeo: https://bityli.com/cYIa5

* Aplicativo Cataki: https://www.cataki.org/pt

Autora: Luana Campinho Rêgo (Coordenadora de Educação Popular e Tecnologias Sociais Solidárias- Proex/UFSB)