Página inicial > Últimas Notícias > Nota de apoio e solidariedade

Nota de apoio e solidariedade

• Publicado: Terça, 08 de Junho de 2021, 14h34
  • Última atualização em Terça, 08 de Junho de 2021, 15h16

A Universidade Federal do Sul da Bahia vem a público manifestar seu repúdio frente quaisquer constrangimentos, atos de calúnia e difamação sofridos por membros/as de sua comunidade acadêmica ao exercerem seu papel como cientistas e como representantes institucionais em órgãos e conselhos colegiados gestores de políticas públicas.

A participação de servidores/as da UFSB nesses espaços, assim como de outras instituições públicas de ensino superior, garante avaliações técnicas e científicas de alta relevância para o controle social de políticas públicas, auxiliando a tomada de decisões pautadas pelo bem comum e pelo interesse público.

Esta manifestação se torna urgente devido a recentes relatos de constrangimentos sofridos por servidores/as ao apresentarem argumentação e pareceres técnicos sobre medidas de enfrentamento à pandemia da COVID-19, sobretudo no que diz respeito a protocolos e medicamentos sem comprovação científica.

Cabe à universidade produzir conhecimento científico e cooperar para sua ampla divulgação na sociedade, promovendo a democratização do conhecimento. Nessa missão, a UFSB não recuará em seu compromisso diante daqueles/as que não reconhecem o papel da ciência e dos/as cientistas. A autonomia da universidade e o seu compromisso com a ciência são conquistas importantes das quais a sociedade não pode abrir mão.

Nesse sentido, como instituição pública respaldada pela Constituição Federal de 1988, nos solidarizamos com todo/a servidor/a que tenha sofrido atos de calúnia e difamação, ao tempo em que conclamamos o poder público a assegurar as garantias cidadãs à integridade moral dos/as cientistas da UFSB que, no uso de suas atribuições como servidor/a público/a, venham a contribuir com a produção e divulgação da ciência, ofertando inegáveis conhecimentos à comunidade regional. Em especial, apresentamos nosso apoio e solidariedade à servidora da UFSB professora doutora Rocio Elizabeth Chavez Alvarez, por sua atuação junto ao egrégio Conselho Municipal de Saúde do município de Porto Seguro, que tem debatido temas de grande relevância para as políticas públicas municipais no contexto da pandemia de Covid-19.

A Reitoria da UFSB