Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Experimentos artísticos geram nova tecnologia de animação na UFSB
Início do conteúdo da página

Experimentos artísticos geram nova tecnologia de animação na UFSB

  • Publicado: Terça, 01 de Junho de 2021, 09h59
  • Última atualização em Terça, 01 de Junho de 2021, 15h10
  • Acessos: 1792
O Grupo de Pesquisa em Poéticas Tecnológicas (UFSB/CNPq), coordenado pelo prof. Dr. Leonardo Souza (IHAC-CSC/CFAC), formulou uma nova técnica de animação a partir dos desafios colocados durante a pandemia. A pesquisa é fruto do projeto de pesquisa Poéticas de Encontro em Tempos de Afastamento, cujo objetivo é investigar, a partir de experimentos artísticos, a produção de tecnologias de audiovisual imersivo para a Educação.
PoeticasAnimacaoA tecnologia foi desenvolvida com aplicação de Inteligência Artificial para inserir o espectador dentro da pintura animada. Tradicionalmente, a técnica de animação chamada de rotoscopia possibilita pintar ou desenhar manualmente sobre cada frame de vídeo, criando-se a sensação de pintura animada em 2D. Mas, durante a pandemia, surgiu a necessidade de produção audiovisual que aproxima o espectador das apresentações realizadas através de vídeo. O grupo partiu da pesquisa prévia elaborada pelo coordenador entre 2014 e 2018, ocasião em que ele desenvolveu uma tecnologia fruto do encontro entre Teatro, Computação e Audiovisual para a inserção do espectador em apresentações artísticas produzidas com audiovisual imersivo.
 
Durante a nova pesquisa realizada em 2020-2021, foram utilizadas pinturas africanas modernas (Gerard Sekoto e Ernest Mancoba) como referência para experimentos de cor e traços a serem transformados em animação, de forma que o espectador, com auxílio de celular e cardboard, pudesse visualizar a animação por dentro das imagens. Com a tecnologia criada na UFSB, a criação de animação imersiva pode ser aplicada em materiais didáticos, divulgação científica e apresentações artísticas, ampliando a percepção de espaço através do audiovisual.
O primeiro trabalho de experimentação utilizando a tecnologia criada foi selecionado para apresentação no Panorama Digital - mostra de experimentações que se valem do audiovisual imersivo em 360º - a ser realizada em junho/2021.
Este trabalho é fruto do esforço de uma equipe composta por pesquisadores cuja trajetória une Arte, Ciência e Tecnologia e as atividades contam com o apoio de bolsistas de iniciação tecnológica do CNPq, com o apoio da FAPESB para pesquisa em Inteligência Artificial Inovadora e com parcerias da UFMG, UFOP e Universidade de Keio (Japão) em ações coordenadas pelo prof. Leonardo Souza no Laboratório Multicênico do curso Artes do Corpo em Cena da UFSB.
 
Veja uma demonstração em vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=7o9aysuhjjQ
 
 
Texto: Leonardo Souza - Professor Adjunto - Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) - Campus Sosígenes Costa (CSC) 
registrado em:
Fim do conteúdo da página