Página inicial > Últimas Notícias > UFSB disponibiliza Certificados Pessoais da ICPEdu para a Comunidade Acadêmica

UFSB disponibiliza Certificados Pessoais da ICPEdu para a Comunidade Acadêmica

• Publicado: Quinta, 27 de Maio de 2021, 18h24
  • Última atualização em Quinta, 27 de Maio de 2021, 18h24

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), através da Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Protic) disponibilizou, em conjunto com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Certificados Pessoais da ICPEdu. Os Certificados permitem aos alunos, professores e servidores da UFSB assinarem documentos eletrônicos para fins acadêmicos ou administrativos, de maneira rápida e automatizada, utilizando as credenciais da Comunidade Acadêmica Federada (Rede CAFe).

“No contexto da pandemia e, também em questões de sustentabilidade, não é mais necessário imprimir algo para assinar, qualquer pessoa da UFSB pode assinar eletronicamente um documento digital”, informa Fabrício Forgerini, pró-reitor da Protic.

Ainda de acordo com o pró-reitor, os certificados podem ser usados para uma grande diversidade de finalidades e são legalmente aceitos, como disposto na Lei 14063 de 2020.

“Com a emissão do Certificado Digital Pessoal, nós contribuímos para avançar com a transformação digital na UFSB, facilitar o acesso da comunidade acadêmica a assinaturas eletrônicas e, com isso, contribuir com a sustentabilidade e diminuição do uso de papeis e impressões na Universidade”, finaliza Forgerini.

O tutorial para baixar e usar os certificados pode ser visualizado AQUI