Página inicial > Últimas Notícias > A UFSB realiza o II Seminário de Avaliação da Residência Pedagógica

A UFSB realiza o II Seminário de Avaliação da Residência Pedagógica

• Publicado: Quinta, 20 de Maio de 2021, 11h10
  • Última atualização em Quinta, 20 de Maio de 2021, 17h21

Entre os dias 17 e 18 de maio, a Coordenação Institucional do Programa Residência Pedagógica da UFSB e o corpo de docentes orientadores(as) do projeto realizaram o II Seminário de Avaliação da Residência Pedagógica da UFSB - módulo I, que contou com cerca de 100 participantes. O objetivo do evento foi socializar as experiências entre os(as) participantes e acompanhar o desenvolvimento das atividades, com especial atenção ao difícil e delicado momento por que passam todos(as) os(as) envolvidos(as) no Programa, das escolas-campo e da Universidade, em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Seminário RP UFSB 1

Docentes orientadores(as), preceptores(as) e estudantes dos três campi se reuniram de modo virtual para debater a formação docente, os desafios desse momento e as ações possíveis nas escolas, por meio de apresentações dos(as) discentes organizados(as) em grupos, apontando questões a ajustar, propondo reflexões profundas sobre as respostas e o engajamento dos(as) alunos(as) da educação básica e compartilhando projetos e ideias para as próximas etapas do Programa.

Em depoimento sobre o seminário, a residente de Linguagens do CSC, Ananda Torquato, afirmou que: “Se eu fosse resumir tudo o que senti ao longo dos dois encontros do II SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO RP - MÓDULO 1 em uma única palavra, esta seria: ESPERANÇA. Em tempos turbulentos como este em que vivemos, permeados por incertezas e angústias, a FÉ por um futuro melhor e o SONHO pela utopia são os únicos elementos capazes de nos manter em movimento. Gostaria de agradecer a todas e todos envolvidos no evento por trazerem provocações tão relevantes para a construção de uma educação verdadeiramente democrática tendo em vista a excepcionalidade do momento presente. E, por fim, obrigada a todas/os pelas suas palavras potentes e por demonstrarem a força que o coletivo tem na escola.”

Além dos(as) residentes que apresentaram suas experiências, houve a participação de professores(as) preceptores(as). A professora de Língua Portuguesa Carla Vanuza Maranhão, do Colégio Estadual Democrático Ruy Barbosa de Teixeira de Freitas, destacou a importância das aprendizagens e trocas durante o evento e trouxe como mensagem a necessidade “de sermos mais gentis com nossas práticas e nossas atitudes frente aos desafios do trabalho remoto”. Da mesma forma, a professora de Artes Hiannay Tupyara, da Escola Municipal Governador Paulo Souto, em Porto Seguro, pontuou a importância do programa e da presença da UFSB nas escolas em um momento tão adverso e lamentou as dificuldades e discrepâncias mostradas entre os contextos escolares, com a precariedade dos acessos, os problemas de segurança na comunidade e a falta de organização sobre o calendário letivo, o que coloca em risco a qualidade dos trabalhos e das experiências dos residentes nas escolas.

Para a professora Luana Oliveira Sampaio, do núcleo de áreas prioritárias do CJA, o seminário “foi um evento importante para avaliação da experiência do primeiro módulo da RP. Um espaço fundamental de escuta sensível dos diversos atores da equipe. Um momento de celebrar a nossa força de resistência, que num jogo de cintura que ‘só se vê na Bahia’, superou tantas adversidades construindo uma trajetória de muita aprendizagem e cooperação, fazendo deste momento também tempo de agradecer. Emocionante. Além disso, foi um marco de recomeço e de renovação das energias, confiantes de que no módulo II continuaremos dando o nosso melhor, na esperança de termos cenários mais favoráveis.”.

Já a professora Ivana Maria Gamerman, do núcleo de áreas gerais do CSC, ponderou que o seminário de avaliação da RP foi um sucesso. Para a docente, “ao longo de duas noites, estudantes e preceptores apresentaram as ações e atividades realizadas durante o 1º módulo, demonstrando um nível de comprometimento e responsabilidade louvável. O sentimento que fica após participar do seminário é um só: orgulho. Orgulho de fazer parte deste programa, que contra todas as adversidades, conseguiu superar os obstáculos e prosperar. Parabéns a todas e todos os envolvidos.”

Nesta edição do Programa, cuja implementação data de novembro de 2020, o projeto conta com 96 residentes bolsistas, 12 preceptores(as) bolsistas – professores(as) das redes municipal, estadual e federal –, e 14 docentes da UFSB, entre bolsistas e voluntários. Participam do RP como docentes orientadores(as) Ana Cristina Peixoto, Luana Oliveira Sampaio, Vinícius de Amorim Silva (Campus Jorge Amado); Eliseu Alves da Silva, Liziane Martins, Gessé Almeida Araújo e Leandro Gaffo (Campus Paulo Freire); e Francisco Nascimento, Sérgio Barbosa de Cerqueda, Taianá Silva Pinheiro, Clarissa Santos Silva, Ivana Maria Gamerman e Sérgio Martins Pereira (Campus Sosígenes Costa). Os(as) docentes orientadores(as) planejam os trabalhos em cada um dos cinco núcleos do projeto, organizado em dois subprojetos, um interdisciplinar articulando as áreas de Língua Portuguesa, Ciências da Natureza e Matemática e outro interdisciplinar nas áreas de Humanidades (História e Sociologia) e Artes.

O RP é fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), faz parte da Política Nacional de Formação de Professores da Educação Básica do Ministério da Educação (MEC) e foi implantado em novembro de 2020 pela Pró-reitoria de Gestão Acadêmica na UFSB.

Texto: Gabriela Rodella