Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Reitora passa a integrar a Academia de Letras de Itabuna
Início do conteúdo da página

Reitora passa a integrar a Academia de Letras de Itabuna

  • Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Terça, 20 de Abril de 2021, 12h24
  • Última atualização em Terça, 20 de Abril de 2021, 14h18
  • Acessos: 1434

joana integra Alita juramentoEm live transmitida pelo Youtube nesta segunda-feira (19), a Academia de Letras de Itabuna (Alita) realizou solenidade de posse de novos integrantes e de celebração pelos dez anos de sua fundação, em 2011. Os novos alitanos são Alessandro Fernandes de Santana, Charles Nascimento de Sá, Reheniglei Rehem, Sílvio Porto de Oliveira, Wilson Caitano de Jesus Filho e a reitora da UFSB, professora Joana Angélica Guimarães da Luz, que passa a ocupar a cadeira de número 17, precedida pelo jornalista e escritor Hélio  Pólvora e sob o patronato de Machado de Assis. A solenidade foi gravada e publicada no Youtube, no canal da Alita.

A live contou com a audiência de autoridades estaduais e municipais ligadas à educação e cultura e o público amante das letras. Nas falas, as reflexões costuraram as dificuldades que a pandemia de covid-19 causa e revela e o papel da literatura para o alimento do espírito e do intelecto para o avanço do ser humano.

joana integra Alita 03Em seu discurso de posse, a professora Joana Angélica compartilhou a honraria com a sua família, mencionando os irmãos Jorge, Vera, Ana, Isabel e Luiz, e os pais, Juraci e Eunice. Ela ponderou que, apesar de não atuar na área de Letras, a literatura é um paixão que seus pais incentivaram, presenteando os filhos com livros sempre que era possível, com muito trabalho: "Meu pai sempre dizia: 'Esse é um presente que vocês podem compartilhar'". A leitura era o jeito de fugir do barulho de um lar com quatro cômodos e seis crianças e o hábito que a impulsionou para superar as dificuldades materiais de suas condições de nascimento.

A reitora relacionou sua trajetória acadêmica ao percurso de leituras diversas, se dizendo feliz de poder servir à educação superior em sua carreira. No discurso, a nova integrante da Alita homenageou o patrono, Machado de Assis, e o seu predecessor na cadeira 17, Hélio Pólvora, ao destacar as principais realizações dos autores. Ao final, a reitora agradeceu e homenageou o marido, professor Márcio Carvalho, a filha, Yasmin, e a neta, Sofia. Em uma quebra de protocolo, a reitora concluiu sua manifestação anunciando que a nova sede da reitoria da UFSB, no antigo fórum Rui Barbosa, no centro de Itabuna, cederá um espaço para sediar a atuação da Alita. O prédio está em fase de reformas e adaptações para receber a estrutura administrativa da Reitoria da UFSB.



registrado em:
Fim do conteúdo da página