Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisa sobre a universidade e servidores técnicos-administrativos em Educação é tema de tese defendida no PPGES
Início do conteúdo da página

Pesquisa sobre a universidade e servidores técnicos-administrativos em Educação é tema de tese defendida no PPGES

  • Publicado: Quinta, 01 de Abril de 2021, 11h03
  • Última atualização em Quinta, 01 de Abril de 2021, 11h13
  • Acessos: 1613

imagem tese CopiaA produção histórica da condição de servidores/as técnicos-administrativos/as em Educação foi tema central da tese de doutorado Universidade e os/as Técnico-administrativos/as em Educação: Uma arqueogenealogia dos agenciamentos, defendida no dia 31 de março de 2021 por Zenilton Gondin, no Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade (PPGES/UFSB). É a primeira tese defendida por servidor técnico-administrativo da instituição em um PPG da UFSB. Zenilton, que atua na Secretaria Acadêmica do Campus Sosígenes Costa, em Porto Seguro, desenvolveu a sua pesquisa e apresentou o seu estudo sob a orientação do professor Álamo Pimentel e co-orientação do professor Márcio Lima. 

tese zeniltonConforme o orientador, professor Álamo Pimentel, trata-se de um trabalho original que lança um amplo olhar sobre os diferentes discursos produzidos no ao longo da formação histórica dos lugares institucionais de atuação da categoria nas universidades brasileiras. "Uma das originalidades do trabalho é apresentar do tema a partir de uma perspectiva do pensamento social e histórico contemporâneo, com ênfase nas formulações teóricas do pensador francês Michel Foucault. Outro aspecto original da tese apresentada foi a inscrição das dinâmicas políticas mais recentes no cenário brasileiro e os ataques à condição laboral dos servidores e das servidoras das universidades públicas", explica o docente.

A banca avaliadora destacou as qualidades da tese apresentada, ressaltando-a como importante referência no âmbito dos estudos sobre o tema tratado. Trata-se de um trabalho inovador em seus aspectos teóricos e metodológicos que desde já se coloca como leitura primordial para compreender a constituição das relações recentes da universidade com o corpo de profissionais que são designados como servidores/as técnicos-administrativos/as em Educação. 

 

Com informações pelo professor Álamo Pimentel

registrado em:
Fim do conteúdo da página