Página inicial > Últimas Notícias > Desenvolvimento Territorial é tema da primeira tese de doutorado defendida na UFSB

• Publicado: Quinta, 25 de Março de 2021, 18h15
  • Última atualização em Quinta, 25 de Março de 2021, 18h19
  • Acessos: 1990

foto defesa de tese de carlosA primeira tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade (PPGES), e também a primeira na história da UFSB, foi defendida nesta quinta-feira (25). A tese intitulada Instituições e Desenvolvimento Territorial no Litoral Sul da Bahia: condições intervenientes e seus efeitos sobre a formação de capacidades institucionais enfatiza o desenvolvimento territorial da Região Sul da Bahia e apresenta uma rica análise do tema na perspectiva dos atores locais.

A pesquisa foi realizada pelo agora professor doutor Carlos Henrique Leite Borges, docente do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), sob a orientação da professora Maria José Teixeira Carneiro, que é docente titular da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e atua como professora colaboradora do PPGES.

Além dos resultados quanto às marcas das identidades territoriais, bem como a atuação do Colegiado de Desenvolvimento Territorial na expansão e fortalecimento dos laços e da participação social no contexto regional das políticas territoriais, a tese defendida por Carlos Henrique se constitui em importante produção interdisciplinar no campo das humanidades. O texto revela interfaces econômicas, antropológicas, históricas, geográficas e sociais das configurações territoriais locais.

O ato de defesa da tese foi marcado pelo aprofundamento do diálogo interinstitucional da UFSB com as universidades públicas do estado da Bahia e de outras regiões do Brasil com a presença das pesquisadoras e dos pesquisadores que avaliaram o trabalho. O evento reafirma o compromisso social do PPGES com o território em que está instalado, por meio da política de pós-graduação constitutiva das atuações do Centro de Formação em Ciências Humanas e Sociais do Campus Sosígenes Costa em Porto Seguro.

Com informações do PPGES