Página inicial > Últimas Notícias > Processo seletivo oferta 1.804 vagas para reingresso, transferência externa e portadores de diploma

• Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Quinta, 25 de Março de 2021, 15h28
  • Última atualização em Terça, 30 de Março de 2021, 14h07
A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) divulgou nesta semana o edital Progeac nº 03/2021, que estabelece processo seletivo para reingresso, transferência externa e portadores de diploma. A seleção visa aproveitar 1.804 vagas residuais dos demais processos seletivos nos últimos dois anos da UFSB e é voltada para o público externo. É a primeira vez que a UFSB realiza oferta de vagas para essas modalidades e o ingresso será para o quadrimestre letivo 2021/1, que inicia em 31 de maio.

Para se inscrever, basta acessar o formulário disponível neste link do SIGAA [link corrigido], no período de 31 de março a 05 de abril de 2021, conforme o cronograma. A seleção de pessoas inscritas será feita exclusivamente com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) dos últimos dez anos. No caso do portador de diploma, caso o documento tenha sido emitido por Instituição de Ensino Superior (IES) estrangeira, o mesmo deverá ser revalidado conforme Portaria Normativa MEC n. 22/2016.

As modalidades de reingresso, transferência interna e de portador de diploma têm as seguintes definições:

Reingresso (R) – A/O candidata/o em condição de reingresso é aquela/e que foi estudante em curso de graduação da UFSB e que cancelou ou teve sua matrícula cancelada antes da efetiva conclusão do curso. O reingresso ocorrerá no mesmo curso, podendo a/o candidata/o alterar apenas o local e o turno. Indivíduas/os que tiveram sua matrícula na UFSB cancelada por decisão administrativa (de caráter disciplinar e/ou ético) ou judicial, conforme regulamentação vigente, estão impedidos de participar do processo seletivo na categoria de reingresso.

Transferência Externa (TE) – Estudante com vínculo regular em curso de graduação em outra Instituição de Ensino Superior (pública ou privada) e que queira se transferir para o mesmo curso ou curso afim. A/O estudante somente poderá solicitar transferência para curso que guarde afinidade com seu curso de origem, conforme o disposto na legislação vigente.

Portador de Diploma (PD) – Para a/o candidata/o que já possui diploma de curso de graduação reconhecido pelo MEC e que queira se inscrever para qualquer um dos cursos disponíveis neste edital.

O processo seletivo tem um cronograma com duas chamadas no edital.

1ª Chamada

• Inscrições - 31/mar a 05/abr
  • Publicação da lista de candidatas/os convocadas/os - 09/abr
  • Envio da documentação de matrícula - 12 a 15/abr