Página inicial > Últimas Notícias > Adiado: Campus Paulo Freire sediará vacinação drive-thru contra covid-19 para profissionais da Saúde

• Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Sexta, 29 de Janeiro de 2021, 17h33
  • Última atualização em Segunda, 01 de Fevereiro de 2021, 10h28

cartaz vigilanciaO Campus Paulo Freire da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) vai ser o ponto de imunização para trabalhadores da área da Saúde contra a covid-19 em Teixeira de Freitas neste sábado (30). Os profissionais na linha de frente do enfrentamento da pandemia serão vacinados na modalidade drive-thru, com a imunização feita pela equipe da Viglância Epidemiológica do município carro a carro. Na ocasião será feita verificação do vínculo funcional com os serviços de Saúde (público e privado) mediante documentação. Pessoas de outros públicos devem aguardar comunicados posteriores da prefeitura sobre a vacinação para seus respectivos grupos.

ATUALIZAÇÃO: a vacinação prevista para o sábado (30) foi adiada devido a orientação emitida pelo Governo da Bahia.

Segue nota do site da prefeitura

A infraestrutura do Campus Paulo Freire que será usada inclui o estacionamento do Centro de Formação em Ciências da Saúde (CFCS), nove salas climatizadas e com computadores com acesso à internet, dispostas em linha uma ao lado da outra com porta de entrada direcionadas para o estacionamento, o que facilita o atendimento para a vacinação e evita aglomerações, além de portaria para ajudar no controle de entrada e saída de carros.

O enfermeiro do Campus Paulo Freire, Samuel Siquara, conta que a definição do local para a vacinação visa aproveitar a infraestrutura da UFSB na cidade, que tem vantagens para essa modalidade de imunização, e é resultado das relações interinstitucionais entre a universidade e a prefeitura municipal de Teixeira de Freitas. "Primeiro é preciso ressaltar que a UFSB e a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas possuem um ótimo relacionamento de cooperação. Com isso, já é praxe a prefeitura usufruir dos espaços físicos e demais serviços da universidade. Fomos procurados pela diretora da Vigilância em Saúde, Rosidalva Barreto, que perguntou sobre a possibilidade de cedermos o espaço de estacionamento do centro de Formação de Ciências em Saúde (CFCS), juntamente com nove salas para a realização do drive-thru para a vacinação dos trabalhadores em saúde dos estabelecimentos de saúde da cidade", explica Samuel. A cessão dos espaços foi formalizada após a consulta à Coordenação Administrativa do CPF e ao decanato do CFCS.

Estudantes de Medicina que estagiam nos serviços de Saúde foram vacinados

Na primeira fase da campanha de vacinação em Teixeira de Freitas, os primeiros grupos a serem protegidos são o dos idosos e o dos trabalhadores da Saúde, em especial os que atuam na linha de frente dos cuidados de pacientes diagnosticados com o novo coronavírus. E é no segundo grupo que se encontram 69 estudantes de Medicina da UFSB que realizam estágio como internos nos serviços de Saúde do município. A vacinação dos internos começou nesta semana, como informa o decano do Centro de Formação em Ciências da Saúde (CFCS), professor William Rodrigues de Freitas.

WhatsApp Image 2021 01 29 at 10.19.27b59d796c 794c 4b3c a06d 9ec2a961cf29

32c15706 2fa4 4777 9aec f43d4097491b

Como o decano explica, o estágio do curso de Medicina é dividido em seis rodízíos, cada um durando dois meses. Os estudantes de Medicina da UFSB estagiam como internos nas seguintes áreas e locais: Atenção Básica e Medicina de Família e Comunidades, que ocorre nas Unidades Básicas de Saúde; Clínica Médica e Cirurgia Geral, no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas; Ginecologia, Obstetrícia e Pediatria, na Unidade Municipal Materno e Infantil de Teixeira de Freitas; Urgência e Emergências, que ocorrem na UTI e no Pronto Atendimento do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, na Unidade de Pronto Atendimento de Teixeira de Freitas e no Serviço Móvel de Urgência de Teixeira de Freitas.

Essa etapa da formação acontece no final do curso, e é um momento em que o contato com pacientes se intensifica. "Os internos realizam as atividades inerentes ao profissional médico, de acordo com a área do estágio em que estão lotados, sendo supervisionados por preceptores, que são médicos que atuam no serviço", diz o professor William Freitas.