Página inicial > Últimas Notícias > UFSB celebra convênio para estágios de Engenharias com a Emasa de Itabuna

UFSB celebra convênio para estágios de Engenharias com a Emasa de Itabuna

• Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Sexta, 18 de Dezembro de 2020, 10h18
  • Última atualização em Sexta, 18 de Dezembro de 2020, 10h19

Estudantes dos cursos de Engenharias do Centro de Formação em Tecno-Ciências e Inovação (CFTCI) poderão contar com campo de estágio na Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) de Itabuna. Com a publicação do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e a Emasa no dia 10 de dezembro de 2020 (link para o Diário Oficial da União), fica ampliada a oferta de vagas para realização do estágio obrigatório a estudantes daqueles cursos. O acordo tem vigência de cinco anos.

A professora Rita de Cáscia Avelino Suassuna, coordenadora de Estágio dos cursos de Engenharia Ambiental e da Sustentabilidade e Engenharia Sanitária e Ambiental do Centro de Formação em Tecnociências e Inovação (CFTCI), explica que esse convênio possibilitará a prática profissional dos estudantes de graduação da UFSB, em especial dos cursos citados, os quais são diretamente relacionados com as atividades da Emasa.

De acordo com Anderson Alves Santos, assessor técnico da Emasa e responsável pelo acompanhamento dos estágios nessa Instituição, os estudantes estagiários poderão ter contato direto com as atividades do laboratório de análise de água, da operação dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, dos serviços de manutenção e reparo de redes de água e esgoto, entre outras.

O professor Marcelo Soares Teles Santos, decano do CFTCI, explica que a Emasa já é uma parceira antiga do CFTCI e que lá já foram realizadas várias visitas técnicas de componentes curriculares dos cursos de Engenharia do centro. Ele destaca a importância da celebração desse convênio para o estreitamento dos laços entre as duas instituições e poderá permitir o desenvolvimento de projetos futuros de pesquisa e desenvolvimento tecnológico. A Emasa foi criada em agosto de 1989 com o objetivo de municipalizar os serviços de água e esgoto de Itabuna, na Bahia.

Imagem1Imagem2

Imagem3Imagem4

Algumas atividades realizadas pela EMASA: a e b) Tratamento de águas de abastecimento na Estação de Tratamento de Água (ETA) principal; c) Capitação de água na Estação de Ferradas; d) manutenção de rede de esgoto em um bairro de Itabuna/BA. Fonte: Anderson Alves Santos (a e b) e site da EMASA (c e d) (http://www.emasaitabuna.com.br/site/).

Com informações do professor Marcelo Soares Teles Santos (CFTCI)