Página inicial > Últimas Notícias > Conferência e Formação marcam o início das atividades dos programas PIBID e Residência Pedagógica da UFSB

• Publicado: Segunda, 30 de Novembro de 2020, 15h27
  • Última atualização em Segunda, 30 de Novembro de 2020, 15h27

Para marcar o início das atividades dos Programas de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica (RP), em 2020, a UFSB realizou na última terça-feira, 24 de novembro, a Conferência  “PIBID e Residência Pedagógica: diálogos e impactos nas licenciaturas”, proferida pelo presidente do Fórum de Coordenação do Pibid-RP - Forpibid-RP e professor da Universidade do Estado do Ceará, Nilson Cardoso.

Organizado pelas Coordenadoras Institucionais dos Programas, professoras Luciana Beatriz Bastos Ávila e Gabriela Rodella de Oliveira, com o apoio da Progeac e da Protic, o evento contou também com a participação da Diretora de Ensino-Aprendizagem da Progeac, professora Milena Magalhães e do Superintendente da Coordenação Executiva de Programas e Projetos Estratégicos da Educação da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, professor Marcius Gomes.

Imagem Pibid e RP

Na conferência, o professor Nilson Cardoso fez um histórico da trajetória dos dois programas, ressaltando as lutas das entidades de ensino, coordenadas pelo Forpibid-rp, para a manutenção dos recursos federais que sustentam os programas. Além disso, tratou das condições de trabalho impostas pela pandemia, problematizando o ensino remoto e o universo digital, que, segundo ele, não substitui o contato presencial, mas com o qual precisamos lidar, tendo em vista assegurar condições de biossegurança a professores e estudantes.

A fala inicial feita pelo prof. Marcius Gomes destacou a importância destes programas na formação dos licenciandos, futuros professores das rede pública e particular, devido à possibilidade de articulação efetiva entre teoria e prática. Ressaltou, ainda, o fato de que tal articulação se dá em função da institucionalização dos vínculos entre ensino superior e educação básica, que permitem um trabalho conjunto, colaborativo e muito próximo entre discentes, professores das redes da educação básica e docentes do ensino superior.

Dando prosseguimento às atividades, no dia 28, teve início a Formação do Programa de Residência Pedagógica. Este primeiro módulo da Formação está organizado em sete oficinas que ocorrem aos sábados, com previsão para finalizar em 30 de janeiro de 2021, devendo os participantes do programa se inscrever em cada uma delas para receber a certificação. As oficinas serão oferecidas de modo on-line, por meio de encontros síncronos em sala virtual e por meio de atividades que serão desenvolvidas no Google Classroom da Formação.

Histórico

O Projeto Institucional do Pibid é constituído por três subprojetos de área que contemplam as cinco licenciaturas interdisciplinares da UFSB: um disciplinar, na área de Língua Portuguesa, e dois interdisciplinares, nas áreas de História/Sociologia e Matemática/Biologia, distribuídos em cinco núcleos de iniciação à docência, nos municípios de Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas.

O Projeto Institucional de Residência Pedagógica da UFSB, submetido em 2020 à Capes, intitula-se “Formação docente: entre teoria e prática”. Ele conta com dois subprojetos interdisciplinares: o primeiro voltado às áreas prioritárias, como definidas pela Capes, de Língua Portuguesa, Ciências Naturais e Matemática, com três núcleos, um em cada campus; e o segundo voltado às áreas gerais de História, Sociologia e Artes, com dois núcleos, um no CSC e outro no CPF.

No total, são oferecidos, no Pibid, 72 bolsas para licenciandas/os e 9 bolsas para supervisoras/es das redes públicas de ensino e na Residência Pedagógica, 96 bolsas para estudantes das licenciaturas e 12 bolsas de professoras/es preceptores das redes estadual e municipal.

Texto: Diretoria de Ensino-Aprendizagem/DEA/Progeac