Página inicial > Últimas Notícias > Nota conjunta PROAF/PROTIC

Nota conjunta PROAF/PROTIC

• Publicado: Quinta, 22 de Outubro de 2020, 17h26
  • Última atualização em Sexta, 23 de Outubro de 2020, 08h47

Em face dos casos relatados por estudantes do Campus Sosígenes Costa, relativos à presença de um aplicativo de computador que registra e grava as ações dos usuários nos notebooks emprestados pela universidade, a Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação e a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) estão cientes dos relatos e fatos ocorridos e procedendo com análise do caso. Em 22 de outubro de 2020, os gestores das pró-reitorias mantiveram reunião com representação do Diretório Central de Estudantes da universidade e com alguns dos acadêmicos que informaram o problema.

A Administração esclarece que respeita a privacidade de seus acadêmicos e que não adota nenhum mecanismo que fira esse direito. Os encaminhamentos imediatos são o recolhimento e análise de algumas das máquinas afetadas para investigar como esse aplicativo foi instalado, e para definir procedimento que garanta a salvaguarda de informações para os estudantes cujas máquinas apresentem esse problema e a desinstalação completa e segura do aplicativo de monitoramento. Para os estudantes cujas máquinas estejam em análise, serão fornecidos notebooks em empréstimo, de modo que possam seguir participando das atividades por intermediação tecnológica. A abertura de uma comissão de sindicância, para investigar e apurar os fatos, deve ser encaminhada pela gestão.

Atualização em 23/10/2020: A Comissão Permanente de Atividade Correicional da UFSB determinou a instalação de Comissão de Sindicância Investigativa para apurar os fatos. A Portaria CPAC nº 004/2020 pode ser consultada no Boletim de Serviço Extraordinário edição nº 35/2020.

Pró-Reitoria de Ações Afirmativas

Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação