Página inicial > Últimas Notícias > Realizada 1ª Jornada de História da UFSB

Realizada 1ª Jornada de História da UFSB

• Publicado: Terça, 20 de Outubro de 2020, 16h49
  • Última atualização em Terça, 20 de Outubro de 2020, 16h49

Na última semana, nos dias 13 e 14 de outubro, a UFSB realizou, por meio do Colegiado do curso de Licenciatura em História do Centro de Formação em Ciências Humanas e Sociais – CFCHS/CSC, a 1ª Jornada de História da UFSB: Pandemias em Perspectivas Interdisciplinares.

1 1

O evento, que contou com 600 inscritos(as) e a mais de 4.000 visualizações, propiciou importante diálogo, amplo e interdisciplinar, sobre questões relacionadas às doenças, epidemias e pandemias ocorridas em diferentes processos históricos do mundo, do Brasil e especialmente na Bahia. Ao todo foram realizadas 8 mesas redondas que abordaram temas variados: educação, formação docente, currículo, economia e espaços urbanos, filosofia do Direito, direito do trabalho, história e historiografia, cinema e imaginário social, povos indígenas e comunidades quilombolas, a pandemia do novo coronavírus, instituições científicas e pesquisas histórias sobre saúde e doenças, entre outros. Destacam-se as participações dos(as) pesquisadores(as) Sidney Chalhoub (Unicamp / Harvard University), Paloma Porto Silva (Fiocruz), Edson Kayapó (IFBA), Maria Regina Celestino de Almeida (UFF), Ana Paula Cruz (UFRRJ), Walter Fraga Filho (UFRB), Fernanda Luzia Lunkes (UFSB), Ives Mauro Silva da Costa Junior (Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro), Philippe Oliveira de Almeida (UFRJ), Gustavo Seferian (UFMG), Sérgio Guerra Filho (UFRB), Milton Araújo Moura (UFBA), Maria Alice Rosa Ribeiro (UNICAMP), Álvaro Pereira do Nascimento (UFRRJ) e Vânia Moreira (UFRRJ) que, ao longo dos dois dias de evento, agraciaram o público com inúmeras histórias que as doenças contam.

2 1

Também fizeram parte desse evento, os(as) monitores(as), discentes da UFSB, Ana Raquel da Silva Balio, Arthur Luhr Mello, Camila Queiroz de Santana, Fábio dos Santos Carvalho, Gabriel Ferreira da Silva, Jade Assis de Castro, Jéssica dos Santos de Assis, João Pedro Rodrigues Alves, Tácio Lucas Dórea de Sá e Fernanda Larissa da Silva Sousa (Nanda Conegundes, intervenção artística “Fale, não se cale!”). A Jornada ainda contou com a parceria do professor Flávio Nigro (designer) e de Marcela Oliveira (coordenação técnica), além da presença das professoras Janaina Losada (historiadora e Pró-Reitora de Gestão Acadêmica da UFSB) e Joana Guimarães (Reitora da UFSB).

Em comemoração à Lei n. 14.038/2020 (que regulamenta a profissão de historiador), em comemoração ao curso de Licenciatura em História da UFSB, ofertado não ocasionalmente no território “de chegada” dos portugueses ao Brasil no sec. XV, e ainda como marco para início do quadrimestre letivo 2020.2, o evento foi realizado como forma de resistência educacional em meio a todo o contexto de excepcionalidade decorrente da emergência sanitária ocasionada pela COVID-19, um dos temas da Jornada. O Colegiado de História avalia o evento como um grande sucesso e agradece toda a comunidade pela participação ativa, calorosa e animadora durante a 1ª Jornada de História da UFSB.

Todas as mesas redondas estão disponíveis no Youtube: https://bit.ly/JH_UFSB.

Texto: Comissão Organizadora da 1ª Jornada de História da UFSB