Página inicial > Últimas Notícias > Universidade divulga andamento de obras e reformas nos campi

Universidade divulga andamento de obras e reformas nos campi

• Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Quarta, 14 de Outubro de 2020, 14h59
  • Última atualização em Segunda, 18 de Julho de 2022, 15h44

Uma nova atualização sobre o status das obras em andamento na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) foi divulgada pela Diretoria de Infraestrutura da Pró-reitoria de Planejamento e Administração (Dinfra/Propa). A diretora Lívia Berti Sanjuan Farias enviou informações e fotos das estruturas em construção e em reforma nas cidades de Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas.

Ela afirma ainda que todos os projetos estão seguindo diretrizes sustentáveis para redução do consumo de água e energia elétrica, com foco na obtenção do Selo A PROCEL Edifica, do Programa Nacional de Eficiência Energética em Edificações, instituído em 2003 pela Eletrobras/PROCEL para reduzir o consumo de energia elétrica nos prédios via emprego de tecnologias e práticas eficientes e sustentáveis.

Itabuna

A obra de infraestrutura do Campus Jorge Amado está com 61% dos serviços executados e previsão de conclusão para agosto/2021A construção foi definida no Edital RDC nº 01/2017  e abrange a realização dos serviços de macro e micro drenagem, terraplenagem, sistema viário, pavimentação, abastecimento e tratamento de água, estação de tratamento de esgoto com separação das águas residuárias, cobertura em painéis fotovoltaicos para os edifícios, paisagismo com espécies da Mata Atlântica, rede de energia elétrica, iluminação pública, cabeamento estruturado (dados e telefonia), subestação primária e subestação secundária, bem como a construção do prédio do Núcleo de Vivência e Gestão Acadêmica.

Crédito fotos: Claudrones Engenharia e Imagens

Já a reforma da Reitoria, no centro de Itabuna, está com 30% dos serviços executados e previsão de conclusão em fevereiro de 2021A construção foi definida no Edital RDC nº 02/2019 e inclui serviços de reforma em arquitetura, acessibilidade, comunicação visual, equipamentos e infraestrutura de combate a incêndios, rede elétrica e cabeamento estruturado, telefonia, reforma da rede hidrossanitária, paisagismo, climatização e sistema de proteção contra descargas atmosféricas. Quando concluída, a estrutura administrativa da Universidade vai ser transferida para o centro da cidade de Itabuna.

Porto Seguro

A edificação do laboratório no Campus Sosígenes Costa está com 40% dos serviços executados, com previsão de conclusão ainda em 2020. A construção foi definida no Edital RDC nº 01/2020 e vai constituir o laboratório no qual serão desenvolvidos estudos em Agroecologia e Produção Orgânica, contando com espaço laboratorial, sala de reunião, depósito e sanitários com adaptações para PCD feminino e masculino.

Teixeira de Freitas

A construção do Núcleo Pedagógico do Campus Paulo Freire está com 38% dos serviços executados e tem previsão de conclusão em maio de 2021. Essa construção foi prevista no Edital RDC nº 03/2017, junto com a construção do Núcleo Pedagógico do Campus Sosígenes Costa.