Página inicial > Últimas Notícias > SNCT 2020 acontecerá em outubro com transmissão on-line

SNCT 2020 acontecerá em outubro com transmissão on-line

• Publicado: Quarta, 30 de Setembro de 2020, 16h00
  • Última atualização em Quarta, 30 de Setembro de 2020, 16h05

A 17ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2020) acontecerá nos próximos dias 19 a 23 de outubro, com o tema “Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”.

Nessa edição, o evento ocorrerá de forma totalmente on-line, com transmissão nos canais do YouTube da UFSB e suporte da Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (PROTIC). Matheus Ramalho, Coordenador de Criação e Inovação, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), vê pontos positivos nessa modalidade de evento, como a possibilidade de poder convidar palestrantes renomados sem custos para Universidade. Outro ponto importante abordado pelo professor é de que todas as palestras serão gravadas, possibilitando que o material possa ser consultado posteriormente por qualquer pessoa.

As atividades estão abertas não só para a comunidade interna, como também a comunidade externa. Para participar, basta se cadastrar no SigEventos da UFSB, através do link: https://sig.ufsb.edu.br/eventos/public/evento/SNCT2020.

Confira a programação:

Dia 19 de outubro

• 10h - Leonardo Souza, Bilzã Araújo e Álamo Pimentel, UFSB - Inteligência Artificial e Evasão Escolar
  • 14h - Carolina Bessa Ferreira de Oliveira, UFSB - Educação, ciência e tecnologia em tempos de pandemia: novas oportunidades ou novas desigualdades?
  • 16h - Hélio Santa Rosa, INPI - Propriedade Intelectual: Aspectos Introdutórios
  • 19h - Cristiano Vilella, CIC/UESC - Inovação e seus desafios

Dia 20 de outubro

• 10h - Caroline Bücker, Idealiza T&M - Desing thinkg para a inovação na prática
  • 14h - Paulo Fonseca, UFBA - Impactos Sociais da Ciência e Tecnologia -  implicações sociais e políticas de tecnologias emergentes
  • 16h - Stanley Oliveira, EMBRAPA - Como a IA contribui para a análise de dados?
  • 19h - Ana Carolina B. Pereira, UFBA - Ética, inteligência artificial e pós-verdade

Dia 21 de outubro

• 10h - Fábio Valle, Aunir/ABVista - Utilização do NIR como tomada de decisão
  • 14h - Raquel Rigotto, UFC - Grandes empreendimentos, conflitos ambientais e impactos à saúde
  • 16h - Ezequiel B. do Nascimento, UFSB - Neurofeedback e neuromodulação: conceitos e intervenções clínicas
  • 19h - Elzicleia Tavares dos Santos, UNEB & Eliseu Alves da Silva, UFSB - Educação e Tecnologias Sociais

Dia 22 de outubro

• 10h - José Rodrigo Galli Franco & Maria Aparecida Melo, Evonik/Porphyrio - A nova era da produção animal de precisão
  • 14h - Gabriel Jesus Alves de Melo, IFBA -Visão computacional: o que é, aplicações e importância
  • 16h - Daniel Costa, UNIVASF - LUZ na agricultura digital: soluções ópticas inteligentes no campo
  • 19h - Danielle Santos Alves, UFPE & Gabriela Andrade da Silva, UFSB - Prontuário Eletrônico & Plantão Psicológico online

Dia 23 de outubro

• 10h - Hélio Garcia Leite & Daniel Henrique Breda Binoti - Inteligência artificial no setor florestal
  • 14h - Alexandra Monteiro, UERJ - Telemedicina
  • 16h - Stela Meneghel, FURB - Qualidade e equidade na formação superior – diferentes grupos sociais vivenciam a oportunidade de formação do mesmo modo?
  • 19h - Danilo Christiano Antunes Meira, UFSB - Direito e Inteligência Artificial.