Página inicial > Últimas Notícias > Segunda Semana de Biologia da UFSB recebe mais de 1.000 inscrições e lança Anais do evento

• Publicado: Terça, 29 de Setembro de 2020, 16h12
  • Última atualização em Quarta, 30 de Setembro de 2020, 08h43

A II Semana de Biologia da Universidade Federal do Sul da Bahia (SEMBIO–UFSB) ocorreu entre os dias 22 e 25 de setembro de 2020. Essa foi a primeira edição totalmente online, com o tema geral “A transformação do conhecimento em ações efetivas”. O evento objetivou divulgar o papel do profissional biólogo na sociedade contemplando as três áreas de atuação nas Ciências Biológicas: Meio Ambiente e Biodiversidade, Biotecnologia e Produção, e Saúde. A SEMBIO–UFSB é organizada anualmente por estudantes do Bacharelado em Ciências Biológicas, do Centro de Formação em Ciências Ambientais da UFSB, com colaboração de servidores e servidoras docentes e técnico-administrativos.

Imagem1 Vinicius Santos

Neste ano, participaram do evento estudantes de ensino médio, graduação e pós-graduação, docentes, profissionais das áreas de meio ambiente, biotecnologia e saúde, e membros da sociedade civil, totalizando 1.098 inscritos, de diferentes instituições, estados e municípios brasileiros. O evento contou com 18 palestras e uma mesa-redonda, que foram transmitidas ao vivo e estão disponíveis no canal da SEMBIO–UFSB na plataforma YouTube. As atividades abordaram temas como inclusão no ensino de ciências e biologia, mulheres nas ciências, atuação de biólogas e biólogos em análises clínicas, no desenvolvimento de vacinas, em epidemias virais, em unidades de conservação e em perícia forense, vigilância genômica de vírus emergentes, dentre outros. Além disso, o evento ofereceu 21 minicursos em diversas subáreas da biologia, realizados totalmente online pelas plataformas Google Meet e Zoom, abordando temas como estudo da flora, gerenciamento costeiro, palinologia forense, biologia do câncer e bioinformática.

A comissão científica e editorial do evento recebeu 108 resumos para avaliar, submetidos em cinco subáreas: 1. Meio Ambiente e Biodiversidade,  2. Biotecnologia e Produção, 3. Saúde, 4. Ensino de Ciências e Biologia, e 5. Interdisciplinar. Os trabalhos enquadraram-se em eixos de ensino, pesquisa ou extensão no âmbito das Ciências Biológicas. No total, 95 resumos foram aprovados e já estão publicados no segundo volume dos Anais da Semana de Biologia da Universidade Federal do Sul da Bahia (ISSN 2675–6706). Dos resumos aprovados, 22 foram apresentados oralmente e estão disponíveis no canal da SEMBIO–UFSB no YouTube.

Texto: Vinícius Santos, Jaílson Novais e Juliano Santana

Imagens: Vinícius Santos

Legenda: Imagem – Mesa de abertura online da II SEMBIO–UFSB.