Página inicial > Últimas Notícias > UFSB realiza quarta edição do Café Intercultural com a Universidade de Princeton

• Publicado: Terça, 29 de Setembro de 2020, 14h39
  • Última atualização em Terça, 29 de Setembro de 2020, 14h40

cafeAcontece  nos meses de outubro e novembro de 2020, na Universidade Federal do Sul da Bahia a  quarta edição do Café Intercultural, uma das ações da Internacionalização do Currículo, programa em execução na PROEX, Pró-Reitoria de Extensão  e Cultura .  O programa  Internacionalização do Currículo, coordenado por Cláudia Pungartnik, Givanildo Santos e Rosângela Cidreira, viabiliza o aprimoramento linguístico, a troca de conhecimentos e a socialização de aspectos culturais através do uso das novas tecnologias, como também da aplicabilidade da Competência de Comunicação Intercultural. O Café Intercultural fundamenta-se nos princípios da Internacionalização do Ensino Superior, na Internacionalização do Currículo e na Competência de Comunicação Intercultural.

A prática comunicativa se concretiza a partir da participação de discentes, docentes e técnicos da UFSB com a comunidade acadêmica das universidades parceiras do projeto. As edições realizadas em 2017 e 2018 ocorreram a Universidade de Princeton (Nova Jérsei, EUA), e a terceira edição (2019) ocorreu em Espanhol com  Brasil Cultura Traslasierra (Argentina). Em todas as edições, ocorreram avaliações positivas entre os participantes da Universidade Federal do Sul da Bahia, revelando um impacto significativo no desenvolvimento da competência comunicativa em língua estrangeira. Destaca-se aqui a opinião do professor do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães de Itabuna Álex Nascimento dos Santos, articulador do projeto: “O Café Intercultural é um evento indescritivelmente extraordinário, pois possibilita a cada participante não somente o desenvolvimento linguístico da língua-alvo (Português e Inglês), mas também a oportunidade de difundir e promover a cultura do seu país e, sobretudo, de conhecer aspectos culturais do país estrangeiro. Além disso, é uma excelente oportunidade para conhecer pessoas diferentes e fazer novas amizades. Certamente uma experiência fantástica, marcante e inesquecível para todos.”

Texto: coordenação do evento