Página inicial > Últimas Notícias > Plano de Logística Sustentável da UFSB teve mesa-redonda nesta sexta-feira

Plano de Logística Sustentável da UFSB teve mesa-redonda nesta sexta-feira

• Publicado: Sexta, 18 de Setembro de 2020, 18h06
  • Última atualização em Sexta, 18 de Setembro de 2020, 18h06
Imagem1Aconteceu hoje (18), a mesa-redonda "Ambientalização Universitária para a construção de Sociedades Sustentáveis: pensando o Plano de Logística Sustentável da UFSB". O evento online reuniu a comunidade acadêmica para debater a importância de pensar a gestão ambiental como processo integrado dentro da instituição.
A mesa contou com a participação do professor Miguel Cooper, docente da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), que na oportunidade apresentou o Plano Socioambiental do Campus (Piracicaba/SP), enfatizando a gestão ambiental e as relações transversais entre ensino, pesquisa e extensão. "É importante que se conheça a universidade, suas diversidades e seus diferentes atores para que se possa propor algo realizável", afirmou o professor a respeito do momento de elaboração do Plano Socioambiental da ESALQ.
O evento contou também com a participação do educador socioambientalista Marcos Sorrentino, coordenador do Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca/USP), que falou sobre a importância da Educação Ambiental no cotidiano dentro da universidade. "O primeiro passo para criar uma política socioambiental é o diálogo com a comunidade universitária", pontuou o professor.
Uma contextualização e breve histórico do Plano de Logística Sustentável (PLS) da UFSB foi apresentado pela servidora Luana Campinho Rêgo, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex). Participaram também da mesa-redonda os Grupos de Trabalho (GTs) vinculados ao PLS da UFSB. A mediação da mesa-redonda foi realizada pela professora Alessandra Buonavoglia Costa-Pinto (CFCAm-CSC).
A abertura e o encerramento do encontro contaram com a apresentação artística "Literatura de Cordel - Paulo Freire, o educador dos oprimidos Partes 1 e 2", de autoria de Antônio Régie.
O evento foi uma realização do Grupo de Trabalho em Educação Ambiental (GT-EA/PLS) e do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação Ambiental (NUPEEA), com colaboração da Proex e do Programa de Pó-Graduação em Ciências e Tecnologias Ambientais (PPGCTA).