Página inicial > Últimas Notícias > Ato Virtual em Defesa de um Orçamento Justo para a Educação

Ato Virtual em Defesa de um Orçamento Justo para a Educação

• Publicado: Quarta, 16 de Setembro de 2020, 14h31
  • Última atualização em Quinta, 17 de Setembro de 2020, 15h05

Amanhã, dia 17 de setembro, às 18 horas, acontece o Ato Virtual em Defesa de um Orçamento Justo para a Educação com a presença de entidades representativas da Educação e da Ciência e frentes parlamentares pluripartidárias para pedir a revisão do orçamento para o próximo ano. Como é de conhecimento, a perspectiva de redução, segundo o Ministério da Educação, é de R$ 1,882 bilhão. E ainda, as duas agências de fomento da pesquisa no Brasil, CNPq e Capes, estão com seus orçamentos dependentes de créditos suplementares, o que pode comprometer o pagamento das bolsas em 2021.

O ato tem como propósito mostrar à sociedade a importância de um debate acerca da mudança no modelo econômico dos recursos destinados à Educação e à Ciência brasileiras e mostrar a todos que o orçamento previsto para 2020 não só é insuficiente, como poderá inviabilizar o custeio e os investimentos das universidades federais, levando à paralisação da ciência, da pesquisa e da educação superior pública e gratuita.

As entidades também usarão da oportunidade desse ato virtual para reafirmar a importância de serem conduzidos ao cargo de reitor ou reitora aqueles docentes autonomamente indicados no primeiro lugar pelo colégio eleitoral de suas respectivas universidades, sendo garantido assim um elemento definidor da democracia, que é o respeito à vontade da maioria.

Para participar, basta acessar https://bit.ly/3iCLeMW e se unir a essa luta.