Página inicial > Últimas Notícias > UFSB ofertará 395 vagas em 11 novos cursos de segundo ciclo

UFSB ofertará 395 vagas em 11 novos cursos de segundo ciclo

• Publicado: Sexta, 11 de Setembro de 2020, 14h22
  • Última atualização em Sexta, 11 de Setembro de 2020, 14h23

Foi aprovada em reunião extraordinária do Consuni na última quarta-feira (9) a oferta de vagas e os critérios de seleção para o processo seletivo de ingresso para os novos cursos de segundo ciclo da UFSB. Foi aprovada também minuta de resolução que dispõe sobre as adequações do processo seletivo de 2020 em função da pandemia.

Serão 11 novos bacharelados, totalizando 395 novas vagas no próximo edital de seleção para o segundo ciclo (confira a lista desses cursos e suas respectivas vagas abaixo). Os cursos ofertados passam por diversas instâncias no processo de aprovação da Universidade, tal qual ocorreu com o Bacharelado em Jornalismo que já teve seu Projeto Pedagógico de Curso aprovado no Consuni. Todos os demais passam pelos mesmos trâmites que incluem a análise na Diretoria de Ensino e Aprendizagem (Progeac) e na Câmara de Graduação, envolvendo pareceristas externos e relatorias internas, deixando o processo de criação de novos cursos mais robusto e seguro. "Estamos trabalhando intensamente na Progeac para viabilizar a análise dos PPCs dos novos cursos, com vistas a oferecer essa oportunidade aos estudantes que estão em processo de integralização do Primeiro Ciclo, ampliando e diversificando as possibilidades formativas ofertadas pela UFSB para atender à demanda da comunidade interna, nos três campi", explicou a Pró-Reitora de Gestão Acadêmica, professora Janaina Losada, durante a reunião. Os novos cursos foram escolhidos pela comunidade em 2019, como parte do processo de reestruturação acadêmica e administrativa proposto pela reitoria da UFSB.

Além das vagas, os critérios para concorrência aos cursos novos também foram aprovados. A exigência de que o/a estudante tenha concluído um dos cursos interdisciplinares de primeiro ciclo da UFSB foi adotada pela maioria dos cursos de 2o ciclo, abrindo um leque maior de possibilidades para os candidatos dos BIs e das LIs. Apenas três cursos possuem critérios de seleção mais específicos (Biomedicina, Engenharia de Aquicultura e Recursos Hídricos e Engenharia Sanitária e Ambiental), em função das exigências da área de formação.

tabela

Também foram pautadas as adequações do processo seletivo em função da pandemia, tendo em vista oimpacto do período de suspensão das aulas e considerando o retorno às atividades de ensino por intermediação tecnológica. Conforme explicou a Pró-Reitora de Gestão Acadêmica, trata-se de um momento inédito que exige adaptação dos processos institucionais, para buscar garantir, da melhor forma possível, os direitos dos/as estudantes na concorrência de vagas nos Cursos de Segundo Ciclo. O parecer da relatora, profa. Lívia Lemos, foi aprovado e em breve será publicada a resolução que regulamenta as adequações do processo seletivo (2020).

O edital de seleção para o segundo ciclo tem previsão de publicação para o dia 14/09 (segunda-feira), com oferta total de 395 vagas. Em função da pandemia, os/as estudantes que ingressarem nos cursos de segundo ciclo (2020.3) terão as aulas iniciadas em  22/02/2021, conforme calendário calendário acadêmico suplementar excepcional de 2020.