Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes em vulnerabilidade econômica recebem equipamentos para retorno às atividades letivas

• Publicado: Terça, 25 de Agosto de 2020, 12h04
  • Última atualização em Terça, 25 de Agosto de 2020, 12h06
  • Acessos: 1968

entrega notebooks 1Desde o dia 17 de agosto, as atividades letivas do quadrimestre 2020.1 da UFSB foram retomadas por intermediação tecnológica. Para auxiliar estudantes em vulnerabilidade, foi lançada, em julho, a Chamada de apoio para cessão de equipamentos e a acesso à internet.

Todas/os as/os estudantes que solicitaram o apoio e que tiveram documentação comprovada pela Pró-Reitoria de Ações Afirmativas (PROAF) foram beneficiadas/os com o empréstimo dos computadores para que pudessem retomar as atividades. Ao todo, foram 259 estudantes contempladas/os.

De acordo com Sandro Ferreira, a Resolução nº 15/2020 estabelece que os estudantes em situação de vulnerabilidade cadastrados na PROAF, portanto, estudantes que tenham o perfil de vulnerabilidade estabelecido pela pró-reitoria, que é de um salário mínimo de renda per capita bruta familiar, e que apresentassem documentação comprovando essa condição, poderiam se inscrever para receber o apoio para o empréstimo de computadores e/ou acesso de internet. O pró-reitor informou que nessa primeira chamada houve um número de inscritos, com o perfil de renda estabelecido, menor do que quantitativo prévio, que era de 300 computadores.

A distribuição dos equipamentos já foi finalizada e as coordenações de campus ficaram à frente dos processos. Segundo Paulo Borges, coordenador de campus do CPF, para catalogar e gerar o empréstimo, os campi executaram a ação via Pergamum, sistema de empréstimos das bibliotecas, com devolução prevista para o início do quadrimestre 2020.3, que ocorre em 22 de fevereiro de 2021.

Nesses primeiros dias, os equipamentos entregues estão sendo monitorados a fim de serem notificadas possíveis falhas de funcionamento e as devidas trocas. Após essa verificação, compreendendo que alguns estudantes possam ter tido problemas na inscrição da chamada de apoio, mesmo fora do prazo que ocorreu entre os dias 22 de julho e 31 de julho, a/o estudante que comprove a impossibilidade da inscrição no período pode ter sua solicitação aceita de acordo com a disponibilidade de equipamentos.

Para que tudo ocorresse da forma prevista e com toda segurança possível, as entregas foram divididas em dias e localidades. “Realizamos, ainda, contatos telefônicos e por e-mail com todos os discentes e efetivamos a distribuição dos equipamentos, sempre com o intuito de melhor atender e prestar serviços à nossa comunidade, nesse momento crítico e excepcional, buscando atender os casos mais sensíveis e específicos, dialogando diretamente com os discentes em sua localidade/município”, relatou Emerson Coutinho, coordenador de campus do CJA.

entrega notebooks 3

Ainda, de acordo com Fagner Souza, coordenador de campus do CSC, para facilitar o diálogo e a entrega dos computadores para os discentes indígenas, o campus solicitou o apoio do NCEI (Núcleo dos Estudantes Indígenas) para que nenhum estudante ficasse sem o equipamento.

Para essa chamada, foram beneficiadas/os estudantes veteranas/os. As/os calouras/os serão convocadas/os em uma próxima etapa, tendo em vista que as aulas terão início somente no dia 13 de outubro.

Para sanar dúvidas sobre a entregas dos equipamentos, a/o estudante deve entrar em contato através dos e-mails abaixo:

Campus Sosígenes Costa: apoiotecnologico.csc@ufsb.edu.br
Campus Jorge Amado: apoiotecnologico.cja@ufsb.edu.br