Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > “Forças de vida chamando vida” - 1º Seminário em Rede da UFSB firma-se como espaço de “reunião, agremiação, irmandade”
Início do conteúdo da página

“Forças de vida chamando vida” - 1º Seminário em Rede da UFSB firma-se como espaço de “reunião, agremiação, irmandade”

  • Publicado: Terça, 18 de Agosto de 2020, 15h01
  • Última atualização em Terça, 18 de Agosto de 2020, 15h04
  • Acessos: 1934

1º Seminário em Rede 5As palavras entre aspas foram ditas pela professora Cynthia de Cássia dos Santos Barra, do Campus Jorge Amado, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER), na abertura de uma das mesas do último dia do 1º Seminário em Rede da UFSB. Elas sintetizam a proposta do evento, que marcou o retorno das atividades de ensino mediadas por tecnologia, paralisadas por causa da pandemia.        

Realizado entre os dias 10 e 14 de agosto, o 1º Seminário em Rede - educação, políticas, virtualidades teve participação de pesquisadores/as, docentes e discentes da UFSB e de várias instituições e estados do Brasil. Foram 2 mil e 300 inscrições. 

A partir da temática principal do Seminário, que alude ao período atual de excepcionalidade, diversas atividades do evento ressaltaram as relações entre educação, tecnologias e pandemia. Essas conexões foram abordadas tanto na perspectiva das urgências do momento quanto do ponto de vista de questões estruturais do Brasil como desigualdades sociais, desenvolvimento, políticas públicas, interação dialógica entre universidade e sociedade, gênero, espiritualidades, acessibilidade, migrações, representatividade.  

A professora Milena Magalhães, Diretora de Ensino-Aprendizagem da Pró-Reitoria de Gestão Acadêmica (DEA/PROGEAC) da UFSB, presidenta da Comissão Organizadora, explica que, “desde o início, quisemos que todas/os participassem do seminário; um evento comunitário, agregador. A rede de palavras veio em consequência dos tantos assuntos urgentes a tratar. Foi muito importante como a comunidade aceitou nosso convite. A UFSB está, ainda, em seu processo de consolidação e esse processo de falar e de escutar, de estar com o outro, com a sua comunidade, com as outras universidades, é primordial”.

 

Programação efervescente

No primeiro dia do evento (segunda, 10/8) aconteceu a abertura, conduzida pela Reitora da UFSB, professora Joana Angélica Guimarães da Luz, e pela Pró-Reitora de Gestão Acadêmica, professora Janaina Losada. Na sequência, houve duas mesas-redondas e uma conferência, proferida por Amara Moira.

De terça a sexta (11-14/8), o Seminário teve duas mesas-redondas simultâneas em três horários (10h, 14h, 16h), uma conferência (19h) e diversas apresentações promovidas por artistas da comunidade acadêmica da UFSB. No total, foram cinco conferências e 27 mesas. Além de Amara Moira, foram conferencistas Nelson Pretto (UFBA), Jailson Bittencourt de Andrade (SENAI/CIMATEC), José Luiz Fiorin (USP) e Jean Wyllys (ALARI Harvard University).  

1º Seminário em Rede 2

O professor Rodrigo Fonseca, da Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens do Campus Paulo Freire (CPF), destaca a importância do Seminário e dos temas abordados: “Várias mesas tematizaram o contexto da educação em tempos de pandemia, as possibilidades técnicas e pedagógicas de interatividade e construção de conhecimento, os desafios políticos, as políticas públicas, e muitos outros temas que são sempre fundamentais e mais específicos da UFSB, como os Complexos Integrados de Educação, os Bacharelados Interdisciplinares, as Licenciaturas Interdisciplinares. As mesas todas, pelos seus componentes e suas temáticas, fizeram com que a gente se sentisse "rato de congresso", que expressa aquela participação do sujeito que entra em uma sala e entra em outra, querendo participar de tudo.”

 

Nós da rede

O trabalho foi mesmo desenvolvido em rede, como destaca o título do Seminário, já que a programação foi construída de modo articulado pelas Pró-Reitorias, Unidades Acadêmicas, representações discente e de servidoras/es técnico-administrativas/os em educação e Comissão de Ética. A organização foi da equipe da Diretoria de Ensino-Apredizagem (DEA) da Pró-Reitoria de Gestão Acadêmica (PROGEC), que também apresentou e mediou os encontros.

Um dos membros da equipe organizadora, Lucas D’Elion Correia Limeira, que é Chefe do Setor de Ensino Mediado por Tecnologia da Coordenação de Educação em Rede da DEA/PROGEAC, revela que nunca havia participado da organização de um seminário. "Quando a proposta chegou na DEA ficamos receosos, o tempo era curto e o evento era grande. Nossa equipe sempre encarou muitos desafios diferentes graças à diversidade de talentos e experiências que temos, então começamos o trabalho. Sabíamos desde o início que seria preciso dar uma identidade ao seminário e divulgá-lo ao máximo. O resultado foi recompensador para quem participou como ouvinte, para quem participou das mesas e para quem trabalhou na organização”, conta Lucas.

Muitas atividades tiveram tradução em Libras, feitas por Kerson Kléber Espínola Pereira e Helen Rodrigues de Oliveira, intérpretes, tradutor e tradutora da UFSB.

1º Seminário em Rede 6

"Gostei muito do formato proposto, com as Unidades Acadêmicas, Pró-Reitorias e segmentos da Universidade articulando as mesas a partir das questões mais urgentes desses espaços/categorias. Isso contribuiu para a diversidade da programação. Houve também muitas oportunidades de reflexão sobre as interfaces entre o direito à educação, o uso de tecnologias para o ensino de forma remota e a inclusão de diversos sujeitos e suas coletividades nesse contexto de pandemia. Acredito que esse evento foi uma oportunidade de ouvir a comunidade neste momento difícil e, inclusive, de perceber e refletir sobre as ausências de parte dessa comunidade nesses espaços online. Que eventos assim aconteçam mais, enquanto for necessário e também depois, e que plataformas mais acessíveis sejam utilizadas, se possível, para garantir a participação de pessoas surdas e cegas nos debates", comentou Maria Inês Sperandio, técnica em assuntos educacionais do Campus Sosígenes Costa (CSC).

 

Para assistir ou reassistir

As transmissões tiveram apoio da Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (PROTIC) e aconteceram via RNP. O público acompanhou as atividades pelo canal do Auditório Virtual da 1º Seminário em Rede 4UFSB, no YouTube, onde também era possível inserir comentários e perguntas aos/às convidados/as. Todos o seminário foi gravado por turno. A intenção agora é separar os vídeos atividade a atividade, a fim de facilitar o acesso a quem quiser assistir às mesas e conferências, que ficarão disponíveis no endereço:   https://www.youtube.com/channel/UCHYnaQiA4hAhzfmIrE0d_3Q

 

Volta às aulas

O I Seminário em Rede da UFSB marcou a retomada das atividades de ensino da UFSB, suspensas em razão da pandemia da COVID-19. No dia 16 de julho, em reunião extraordinária, o Conselho Universitário aprovou a Resolução 15/2020, que define a oferta das atividades por intermediação tecnológica e institui o Calendário Acadêmico Suplementar Excepcional.

 

Acesse a íntegra dos documentos nos links:

Resolução nº 15/2020 - Dispõe sobre a oferta de atividades e Componentes Curriculares por intermediação tecnológica, em função da suspensão das aulas e atividades presenciais em decorrência da pandemia do novo Coronavírus (COVID 19)

Calendário Acadêmico

 

Texto: Milena MagalhãesDiretoria de Ensino-Aprendizagem/DEA/Progeac

registrado em:
Fim do conteúdo da página