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UFSB terá mudanças na rotina de comunicação durante o período eleitoral

  • Publicado: Sexta, 14 de Agosto de 2020, 09h26
  • Última atualização em Sexta, 14 de Agosto de 2020, 11h04
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A Universidade Federal do Sul da Bahia terá suas rotinas de comunicação social ajustadas durante o período eleitoral de 2020, que inicia em 15 de agosto e poderá terminar em 15 de novembro (1º turno de votação) ou em 29 de novembro (2º turno). A determinação abrange todos os órgãos da administração federal, incluindo as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). A legislação eleitoral determina esse período como de restrição nas ações de publicidade por parte do poder público, entendendo a publicidade como toda difusão de informações. Apesar de as vedações referentes às Eleições Municipais não afetarem diretamente a conduta dos agentes públicos da esfera federal, é importante refletir sobre o fato de que os partidos políticos têm abrangência nacional, logo, tanto nos pleitos que ocorrem simultaneamente em todo o País (eleições gerais) ou nos municípios (locais), a participação dos candidatos e dos seus partidos, bem como dos governos (federal e estadual), transcende a esfera administrativa cujos cargos estejam em disputa.

Para a UFSB, as medidas vão alterar o funcionamento do portal (ufsb.edu.br), o informativo interno, perfis oficiais nas plataformas Facebook, Instagram, Twitter e YouTube e o envio de releases para a imprensa. "Todos os sites ligados ao domínio ufsb.edu.br, incluindo páginas e sites de pró-reitorias, Institutos de Humanidades, Artes e Ciências (IHACs), Centros de Formação (CFs), cursos de 1º, 2º e 3º Ciclos, grupos de pesquisa e extensão, deverão seguir as mesmas restrições, que serão aplicadas a partir do final do expediente do dia 14 de agosto de 2020.

 

Portal UFSB

No portal, o conteúdo permitido consistirá em prestação de serviços públicos e divulgação estritamente informativa de interesse do cidadão (por exemplo, inscrições em editais internos e concursos públicos, conteúdos didáticos e de divulgação científica, de caráter educativo, informativo ou de orientação social).

Será evitada a publicação de conteúdo que envolva emissão de juízo de valor referente a ações, políticas públicas e programas sociais, comparações entre diferentes gestões de governo. Não se fará cobertura de eventos, citação ou publicação de fotografia de pessoas da comunidade universitária ou da comunidade externa à UFSB que estejam envolvidos nas eleições ou que detenham cargos políticos. Notícias sobre recebimento e uso de recursos financeiros públicos também estão vedadas durante o período eleitoral. A divulgação prévia de eventos será restrita, respeitando as orientações acima. As mesmas restrições serão aplicadas ao Informativo UFSB, atualmente enviado via whatsapp a estudantes e servidores docentes e técnicos administrativos cadastrados.

 

Redes Sociais

Nos perfis oficiais da instituição nas plataformas digitais, incluindo as redes sociais, a interatividade será restrita durante o período eleitoral, com comentários sujeitos a moderação e, quando viável na plataforma, bloqueio. A medida visa evitar o uso das funções de interação com a finalidade de disseminar mensagens e hashtags com conteúdo eleitoral (nomes e números de candidatos, siglas e nomes de partidos políticos, slogans de campanhas partidárias, palavras-chave como eleições, segundo turno etc.). A interatividade e as áreas para comentários poderão ser usadas somente para os casos de grave e urgente necessidade ou para fins estritamente informativos.

Posts institucionais, incluindo de conteúdo noticioso, e a republicação e reedição de posts anteriores estão vedados. Da mesma forma que no portal, está permitida apenas a prestação de serviços públicos e a divulgação estritamente informativa (por exemplo, inscrições em editais internos e concursos públicos, conteúdos didáticos e de divulgação científica, de caráter educativo, informativo ou de orientação social).

Perfis geridos por unidades acadêmicas (IHACs e CFs), grupos de pesquisa, extensão e similares não estão sob gerência da ACS, mas sim das respectivas coordenações, motivo pelo qual se recomenda  aos gestores das páginas que adotem as medidas acima descritas.

 

Assinaturas Visuais

Estão vedadas marcas de programas municipais, campanhas, ações e eventos, slogans e qualquer elemento que seja sinal de publicidade vedada. Placas de obras também deverão atender esses requisitos.

A assinatura visual da UFSB pode ser usada normalmente, mas não é permitido divulgar a assinatura visual de um programa municipal de município onde a UFSB esteja presente

 

Outras dúvidas podem ser sanadas em contato com a Assessoria de Comunicação Social (acs@ufsb.edu.br) ou com a Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República.

 

Documentos relacionados

Instrução Normativa SECOM nº 1, de 11 de abril de 2018

Instrução Normativa SECOM nº 2, de 20 de abril de 2018

Perguntas Frequentes (SECOM)

Esclarecimentos do Assessor Jurídico da Andifes

Modelos de publicidades permitidas e proibidas

 

 

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