Página inicial > Últimas Notícias > Curso de aperfeiçoamento vai capacitar para atuação em Plantão Psicológico Online

• Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Sexta, 14 de Agosto de 2020, 14h51
  • Última atualização em Segunda, 17 de Agosto de 2020, 17h34
  • Acessos: 1982
A pandemia de Covid-19 causou impactos em praticamente todas as áreas de atuação humana, e a atenção à saúde mental é afetada tanto na intensidade das demandas de atendimento surgidas quanto pelas medidas de isolamento social para prevenção do contágio, que impedem o atendimento presencial.
Motivado por esse contexto e embasado em uma experiência de parceria entre instituições de ensino superior, o Centro de Formação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) vai ofertar um curso de aperfeiçoamento em plantão psicológico online. A carga horária será de 225 horas, ao longo de seis meses. As aulas iniciam no dia 31 de agosto e finalizando em fevereiro de 2021. A iniciativa do Curso de Aperfeiçoamento em Plantão Psicológico Online (CAPP) tem o objetivo de capacitar psicólogos para a atuação clínica no formato do plantão psicológico com intermediação tecnológica, permitindo a continuidade do trabalho em saúde mental com preservação da saúde física durante a atual pandemia de covid-19.

O curso vai seguir a linha do Plantão Psicológico Online, colaboração interinstitucional que combina atuação em ensino, pesquisa e extensão com o serviço prestado à comunidade. O curso é presencial, entretanto, devido à situação de pandemia do Covid-19, e conforme a Portaria MEC nº 343, retificada pela Portaria MEC nº 345/2020 e prorrogada pela Portaria MEC nº 395/2020, bem como a Portaria MEC nº 544/2020, que autorizam a substituição de disciplinas presenciais por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação, todas as atividades curriculares ao longo do ano de 2020 serão realizadas a distância.

Estrutura Curricular

O CAPP apresenta uma marcada vocação prática, buscando potencializar o desenvolvimento das competências de manejo clínico. Para tanto, dispõe de uma estrutura curricular simplificada, composta por apenas três componentes curriculares obrigatórios que integram teoria e prática do plantão psicológico, totalizando 225 horas.

No âmbito do CC Atendimento Psicológico em Plantão Psicológico, o eixo central do curso, o estudante irá cumprir 4 horas em atendimentos e mais 2 horas em supervisão semanalmente, ao longo de 20 semanas. No CC Plantão Psicológico: aspectos teóricos, técnicos e éticos serão abordados, a partir de atividades síncronas e assíncronas os principais pressupostos da modalidade de plantão, o manejo clínico, aspectos éticos e questões emergentes. Já no CC Produção Acadêmica e Científica, o estudante será orientado para a construção de um produto final a ser definido conforme seu interesse, podendo ser um artigo científico, relato de experiência ou projeto de intervenção.

Documento relacionado

EDITAL CFCS/CPF Nº 03/2020 - PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANTÃO PSICOLÓGICO ONLINE, MODALIDADE APERFEIÇOAMENTO, COM INGRESSO EM AGOSTO DE 2020