Página inicial > Últimas Notícias > Comissão de Ética dos Servidores da UFSB inaugurou o "Ciclo de Debates Ética em Tempos de Pandemia e Pós-pandemia

• Publicado: Sexta, 24 de Julho de 2020, 15h16
  • Última atualização em Sexta, 24 de Julho de 2020, 15h37

No dia 16 de julho de 2020, a Comissão de Ética dos Servidores da UFSB (CEt) inaugurou o "Ciclo de Debates Ética em Tempos de Pandemia e Pós-pandemia", o qual tem como objetivo ser um espaço de reflexão sobre diversos temas relacionados à ética, especialmente no ambiente do serviço público.

Com o tema "Mediação e Administração Pública: novos caminhos para a solução de conflitos", as Profas. Celia Passos (ISA/ADRS) e Daniela Rocha Teixeira (UFSB) trataram da importância de procedimentos humanizados nas relações interpessoais, objetivando sempre com o olhar para as melhores formas de viver e conviver nos espaços comuns, algo que é típico das reflexões nas condutas éticas. A importância do momento atual de pandemia como um tempo oportuno para o (re)conhecimento das escolhas pessoais e auto-observação foi destacada.

Ao mergulhar numa reflexão sobre as desigualdades instauradas e acentuadas no estado de fragilidades, ambiguidades e incertezas geradas pela pandemia, a Profa. Célia caracterizou a importância da mediação e das práticas restaurativas como forma de cuidado das relações e de escuta das outras pessoas. Foi destacado que o conflito é inerente às relações humanas e que ele atinge não só as pessoas envolvidas diretamente, mas toda a ambiência envolvida. Neste sentido, foi destacada a habilidade em saber como manejar e lidar com o conflito, de modo que os interesses diversos sejam atendidos, traçando caminhos positivos.

mesa

Em suas intervenções, a Profa Daniela lembrou que muitos conflitos advêm da incompreensão das diferenças, de modo que as divergências e as complexidades por elas geradas não são vistas como oportunidades, mas sim como bloqueios/rupturas à comunicação. Aos passar por aspectos emocionais, culturais, da importância do diálogo, a Profa. Daniela buscou definir o papel do(a) mediador(a) na gestão positiva de conflitos e apontar alguns métodos para este tipo de gestão. Ao contextualizar sua fala a partir das suas experiências, inclusive na coordenação do Projeto de Extensão “Formação Livre em Mediação Comunitária de Conflitos para atores sociais do Município de Porto Seguro/BA”, a Profa. Daniela indicou que a mediação ocorre em um local neutro, no qual as partes envolvidas no conflito podem ter sua comunicação restabelecida, através de técnicas utilizadas pelo mediador, tendo esse como seu objetivo maior. Destacou ainda, que, nesse contexto, o mediador comunitário tem o diferencial de ser um sujeito que conhece a realidade, a cultura e o contexto onde o conflito se insere, mas que não tem interesse no conflito; aqui, além da melhoria da comunicação dos envolvidos, há uma autonomia/emancipação da comunidade para dirimir seus conflitos.

O evento contou também com os Profs. André Rego e Sérgio Barbosa de Cerqueda, atual e ex-presidente da CEt-UFSB, respectivamente. Atuando como mediador e antes de tratar do tema específico da atividade, o Prof. Sérgio Cerqueda resgatou o histórico e trajetória da CEt-UFSB. Citando o Decreto Presidencial 6.029/2007, que institui o Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal, o Prof. Sérgio citou as competências deste sistema e fez uma breve reflexão sobre os desafios da Comissão de Ética, destacando os trabalhos de mediação de conflitos e de promoção de orientações e aconselhamentos sobre a Ética junto aos(às) servidores(as) públicos. Ao finalizar a sua intervenção, o Prof Sérgio destacou a importância do cuidar do(a) outro(a), do cuidar da instituição, do cuidar das relações interpessoais, profissionais e patrimoniais dentro da Universidade. Ao fazer isto, o Prof Sérgio lembrou o caráter educativo daquela tarde de 16 de julho de 2020.

Diante do momento excepcional de pandemia, o evento foi realizado de modo virtual por sala da RNP e retransmitido pelo canal do YouTube oficial da UFSB (https://www.youtube.com/watch?v=GjGnlOLTuhc). Em agosto, ocorrerá a segunda edição do Ciclo de Debate que terá a “Comunicação Não-Violenta” como tema central.

Dúvidas e sugestões: comissao.etica@ufsb.edu.br

Texto: Leonardo Moraes