Página inicial > Últimas Notícias > UFSB e Instituto Mãe Terra realizam oficina virtual "A prática da escuta e os desafios do presente"

• Publicado: Terça, 14 de Julho de 2020, 15h01
  • Última atualização em Terça, 14 de Julho de 2020, 15h30
imagem sem descrição.

Na última sexta-feira (10/07), a UFSB, em parceria com o Instituto Mãe Terra, realizou a oficina virtual "A prática da escuta e os desafios do presente" - uma atividade do Projeto de Extensão: Formação Livre em Gestão Social e Metodologias Integrativas para Atores Sociais coordenado pela profª Valéria Gianella. Foi uma rica oportunidade para abordar temas teóricos e práticos sobre a importância da escuta nos processos de atuação das/os gestores sociais.

oficina

A metodologia contemplou uma fase de pré-oficina, que contou com textos e materiais audiovisuais para que os participantes pudessem experienciar a prática da escuta ativa em seus contextos. As pessoas foram sinceras sobre seus limites, incoerências, as influências sociais e culturais do seu modo de ver o mundo, as distrações que impedem o ouvir, o julgar, a consciência dos implícitos; reconheceram também o efeito do silencio, o acolhimento do conflito e a escuta como parte do fortalecimento das relações sociais.

No encontro virtual, outras experiências foram compartilhadas e todos os presentes puderam compreender como, de forma mais complexa, a escuta integra também o silenciamento das prenoções e a abertura para outras visões de mundo.

Na programação do projeto, ainda constam as três oficinas a seguir: Metodologias Integrativas para a Educação e a Gestão Social. Economia Solidária e do Compartilhamento. Gestão Criativa de Conflitos como Prática Educativa.

Texto e foto: Valéria Giannella