Página inicial > Últimas Notícias > Fórum Docente da UFSB acontece entre os dias 07 e 09 de julho

Fórum Docente da UFSB acontece entre os dias 07 e 09 de julho

• Publicado: Quinta, 02 de Julho de 2020, 10h41
  • Última atualização em Segunda, 06 de Julho de 2020, 11h27
  • Acessos: 1969

Entre os dias 07 e 09 de julho, acontece o Fórum Docente UFSB - Diálogos virtuais em defesa da democracia, evento organizado por um coletivo de docentes dos três campi da UFSB. O Fórum tem como principais objetivos promover o livre debate de ideias e a circulação de informações de qualidade sobre Temas Contemporâneos;  Mobilizar o coletivo docente em torno da qualidade do trabalho universitário no período pós-pandemia de Covid-19; e Promover o reconhecimento mútuo e articulação entre professores da Universidade Federal do Sul da Bahia.

Álamo Pimentel, um dos docentes presentes na organização do evento, afirma que é importante que haja uma consolidação do corpo docente, enquanto categoria, para que a universidade consolide sua missão na sociedade: “A gente entende que o momento exige de nós o fortalecimento da compreensão de que nós, universidade pública, representamos o Estado e não governos, e mais do que isso: somos responsáveis pela sustentação da democracia. A gente produz conhecimento, gera ações, a gente tem que assumir o nosso compromisso com a cidadania contemporânea, a cidadania do presente, que exige de nós um esforço de compreensão do conjunto das incertezas que marcam esse tempo de nossas vidas, agravado com a pandemia”.

A Dinâmica de trabalho consistirá em Mesas Redondas em torno de três grandes eixos de debates: Saúde e democracia, Educação e democracia e Trabalho e democracia, com a presença também de importantes convidados/as externos/as.

Para finalizar o Fórum, ocorrerá uma plenária de encerramento para encaminhamentos, na qual se pretende consolidar o processo sindical docente na instituição: “A ideia para mobilizar a categoria e retomar a associação sindical é justamente no sentido de se fortalecer enquanto categoria, de se posicionar nacionalmente, junto ao Governo Federal e ao MEC, nas relações com a Assembleia Nacional, nas relações com o Judiciário, para garantir o que já conquistamos e conquistarmos o que devemos, o que merecemos enquanto categoria. E a nível local, que a gente também tenha um âmbito de discussão e diálogo da categoria, com relação às demandas relativas a esse tema na nossa universidade”, afirma Maria do Carmo dos Santos, docente e membro da comissão organizadora do evento.

A programação pode ser visualizada aqui.

Para assistir às mesas redondas, basya acessar o link: https://mconf.rnp.br/webconf/csc-1