UFSB participa do 1º Congresso da Andifes com mesas e debates
Nos dias 17 e 18 de junho, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) realiza o 1º Congresso da Andifes, inteiramente virtual, com o tema “Realidade e Futuro da universidade federal”. A programação geral pode ser consultada neste link.
O objetivo do congresso, segundo a Andifes, “é apresentar à sociedade a experiência e as reflexões de cada uma das universidades federais diante dos impactos provocados pela pandemia do novo coronavírus”. Dividido em três momentos, está prevista, na manhã do dia 17, uma programação interna de cada Universidade para debater ações já desenvolvidas e a possibilidade de retomada das atividades.
Com início às 8h30 do dia 17, a programação da UFSB terá a fala de abertura da reitora, professora Joana Angélica Guimarães da Luz, intitulada Que Universidade nos move? A UFSB em tempos de pandemia, em que apresentará a situação das Universidades brasileiras e, especificamente da UFSB, neste momento difícil, ensejará uma reflexão tanto sobre as ações já desenvolvidas como sobre o porvir do ensino e das atividades acadêmicas.
As mesas de debates, com espaço para questionamentos da comunidade acadêmica, terão início logo após a abertura. As atividades podem ser acompanhadas pelo link da webconferência (https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/ufsb-1) e pelo canal no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=YZn2tZeQa0o).
Na primeira mesa, o objetivo é apresentar as políticas institucionais organizadas em caráter emergencial devido à pandemia do Covid-19. A assessora de Comunicação Social, professora Joseline Pippi, fará uma síntese dos trabalhos desenvolvidos no Comitê Emergencial responsável pelo Boletim do Observatório da Epidemia do novo coronavírus; a pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Lílian Reichert Coelho, e o diretor de Pós-Graduação da PROPPG, professor Fabrício Carvalho, apresentarão as ações no âmbito da extensão e da pesquisa.
Na segunda, a pró-reitora de Gestão Acadêmica, professora Janaína Zito Losada, apresentará as bases para a criação de um plano de implementação de ensino mediado pelas tecnologias em caráter emergencial e, junto com as professoras Ivana Gamerman e Maristela Midlej, refletirá sobre as suas possibilidades e limites.
Na tarde do dia 17, haverá a reunião dos colégios e fóruns da associação para debater as dimensões de atuação da Andifes. Na manhã do dia 18, reitores, pró-reitores e convidados apresentarão uma síntese das discussões feitas nas Universidades e no debate da tarde anterior.
Os endereços serão divulgados posteriormente.
PROGRAMAÇÃO - 17 DE JUNHO
8h30 – Que Universidade nos move? A UFSB em tempos de pandemia
Prof.ª Dr.ª Joana Angélica Guimarães da Luz – reitora da UFSB
9h – A Universidade e as medidas de enfrentamento da pandemia
Prof.ª Dr.ª Joseline Pippi – Assessora de Comunicação Social/ACS
Prof. Dr. Fabrício Carvalho – Diretor de Pós-Graduação/PROPPG
Prof.ª Dr.ª Lílian Reichert Coelho – Pró-reitora de Extensão e Cultura/PROEX
10h40 - Perspectivas para o ensino mediado pelas tecnologias em caráter emergencial na UFSB
Prof.ª Dr.ª Janaina Zito Losada – Pró-reitora de Gestão Acadêmica/PROGEAC
Prof.ª Dr.ª Maristela Midlej – LI em Linguagens e LI em Ciências Humanas e Sociais – CJA
Prof.ª Dr.ª Ivana Maria Gamerman – Coordenadora do curso de História – CSC
Com informações da professora Milena Magalhães/Progeac
Redes Sociais