Página inicial > Últimas Notícias > Comunicado: Edital PIPCI para cotas de ICT do CNPq em breve

Comunicado: Edital PIPCI para cotas de ICT do CNPq em breve

• Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Sexta, 12 de Junho de 2020, 10h01
  • Última atualização em Sexta, 12 de Junho de 2020, 10h02

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) da UFSB lançará o edital PIPCI para cotas de bolsa de Iniciação Científica e Tecnológica pleiteadas pela UFSB junto ao CNPq. As modalidades de bolsa de iniciação disponíveis nesse edital serão: Iniciação Científica (PIBIC); Iniciação Tecnológica (PIBIT); Iniciação Científica destinada a estudantes que ingressaram na Universidade por políticas de Ação Afirmativa (PIBIC-Af); Iniciação Científica destinada a estudantes de Ensino Médio (PIBIC-EM).

As cotas de Iniciação ainda não foram distribuídas às Instituições de Ensino Superior, portanto não há garantias de que os projetos aprovados e classificados no edital interno PIPCI-CNPq sejam contemplados com cota de bolsa. A necessidade de fazer um edital com cotas pleiteadas (e não com cotas concedidas) decorre do calendário adotado pela agência de fomento.

Os projetos submetidos a esse edital poderão ser feitos apenas por docentes efetivos da UFSB, com título de Doutor/a, e que não tenham sido contemplados com cota no Edital PROPPG 03/2020 PIPCI. Os projetos submetidos pelos docentes a esse edital, de acordo com o CNPq, “devem, preferencialmente, ter aderência a uma das Áreas Prioritárias do MCTIC, estabelecidas nas Portarias MCTIC nº 1.122/2020 e nº 1.329/2020, incluindo projetos de pesquisa básica, humanidades e ciências sociais que contribuam para essas áreas, sendo este grau de aderência um dos critérios de avaliação das propostas”. Para saber quais são as Áreas Prioritárias definidas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), acesse:

Cada docente poderá submeter apenas um projeto e um plano de trabalho discente. O processo de escolha do/a estudante que receberá a bolsa de iniciação é de responsabilidade do docente contemplado, segundo critérios previstos no edital. Caso seja contemplado/a com cota, o/a docente deverá indicar o/a estudante bolsista no prazo de sete dias corridos após a divulgação do resultado final.

Calendário provável do Edital PIPCI-CNPq*

Publicação do Edital 18/06
Submissão de Projetos e Planos de trabalho de 18/06 a 09/07
Etapa de avaliação dos Projetos de 13/07 a 20/07
Etapa de avaliação para notas discrepantes 20/07 a 21/07
Divulgação do Resultado e dos Pareceres de Avaliação 23/07
Apresentação de Recurso ao Resultado 23 e 24/07
Divulgação do Resultado Final 28/07
Indicação e entrega de documento do bolsista de 28/07 a 03/08
Vigência da bolsa 08/2020 a 07/2021

* Este calendário poderá sofrer alterações sem prévio aviso. Convidamos, portanto, os docentes a preparem seus projetos e a submeterem os mesmos à aprovação da Unidade Acadêmica (IHAC ou Centro de Formação) executora. O edital será publicado no site da UFSB/PROPPG, conforme o calendário, no endereço https://ufsb.edu.br/proppg/documentos-proppg/editais.

Diretoria de Pesquisa, Criação e Inovação
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação