Página inicial > Últimas Notícias > Comunicado sobre as discussões a respeito das atividades de ensino na UFSB

Comunicado sobre as discussões a respeito das atividades de ensino na UFSB

• Publicado: Quinta, 04 de Junho de 2020, 18h28
  • Última atualização em Quinta, 04 de Junho de 2020, 18h29

A universidade não parou, seguimos trabalhando à distância, atendendo às demandas administrativas e realizando as atividades acadêmicas previamente agendadas, como por exemplo as defesas de trabalhos finais nos cursos de pós-graduação. Conforme a Portaria 163/2020, as atividades de ensino presenciais e meta-presenciais estão suspensas desde o dia 17 de março dadas as contingências relacionadas à situação emergencial de saúde pública e, por hora, o calendário se mantém suspenso.

Como instituição de ensino superior comprometida com o desenvolvimento regional e com o bem-estar da sociedade, estamos atentos à situação de nossos estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos neste momento ímpar que atravessamos. Priorizamos a segurança de nossa comunidade, por isso seguimos praticando ativamente o isolamento social como medida de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus, em conformidade às orientações dos órgãos de saúde pública nacionais e internacionais.

Sabemos, contudo, da necessidade de atender às exigências das instâncias superiores, como por exemplo, órgãos de fomento e o Ministério da Educação, bem como nos preocupamos em que os laços que unem a comunidade acadêmica sejam o menos impactados possível neste processo e que ao final do mesmo a comunidade da UFSB saia unida e fortalecida. No sentido de orientar o processo de tomada de decisões  institucionais no desenvolvimento de propostas para o restabelecimento das atividades de ensino, foi encaminhada a docentes e discentes uma consulta com o objetivo de mensurar as condições de acesso à internet, a adequação dos equipamentos para as atividades acadêmicas e as possibilidades de uso e acompanhamento de mediação tecnológica para atividades de ensino e aprendizagem.

Os dados da consulta permitirão debater a reorganização do calendário acadêmico, baseando-se nas condições reais da comunidade acadêmica e no seu acesso às tecnologias de informação e comunicação (computadores, notebooks, smartphones e acesso à internet). Um primeiro movimento nesse sentido aconteceu na última terça-feira (02), com uma reunião entre decanos(as) e pró-reitores (as) cujo debate versou sobre a necessidade da construção de uma proposta para a finalização do quadrimestre ainda em curso (2020/1) e também para o quadrimestre 2020/2. A retomada de atividades presenciais no atual momento é inviável, dadas as circunstâncias de aumento exponencial no contágio por Covid-19 nas cidades de abrangência da UFSB, bem como à natureza das atividades do ensino presencial que pressupõe a aglomeração de pessoas. A situação não é diferente com a grande maioria das demais IFES do país, que também estão com suas atividades de ensino suspensas em função do recrudescimento da epidemia.

Na sequência destas ações será realizado levantamento junto aos cursos na perspectiva de mapear os componentes curriculares passíveis de oferta em via remota. De posse dessas informações, analisaremos as reais possibilidades de um retorno às atividades de ensino de forma remota, bem como as formas de viabilizar esse processo com eficácia e equidade, garantindo os direitos de ensino e aprendizagem para estudantes e docentes. Qualquer alteração neste cenário e futuro retorno de atividades será comunicado amplamente para toda a comunidade acadêmica.

Lembramos a todos e todas que acompanhem as informações a respeito do assunto e também sobre as atividades que estão sendo realizadas na universidade por meio dos canais da UFSB (portal e redes sociais oficiais).

Desejamos que todas/os protejam a si e suas famílias, praticando os cuidados sanitários e o isolamento social, ficando seguros e bem durante este período.

Temos a certeza que este momento passará e que logo estaremos todas/os juntos para seguir construindo a educação superior no sul da Bahia.

Progeac