Página inicial > Últimas Notícias > Processo de reestruturação transfere Bacharelados Interdisciplinares para os Centros de Formação

• Publicado: Sexta, 24 de Abril de 2020, 17h46
  • Última atualização em Sexta, 24 de Abril de 2020, 17h49

Em decorrência da proposta de reforma acadêmica/administrativa das unidades da universidade, deliberada no CONSUNI no segundo semestre de 2019,  a Diretoria de Percursos Acadêmicos (Dpa), da Pró-Reitoria de Gestão Acadêmica (Progeac), iniciou o processo de transição dos Bacharelados Interdisciplinares (BIs) para os Centros de Formação (CFs).

Janaína Losada, pró-reitora da Progeac, explica que a transição dos BIs para os CFs tem um objetivo de dar mais organicidade ao processo de formação para os estudantes que entram via BI e que vão cursar cursos de 2º ciclo. “A ideia é aproximar os cursos de BI dos cursos de 2º ciclo e das opções e ofertas que esses cursos de 2º ciclo oferecem a esse aluno do BI e criar maior organicidade entre os cursos, inclusive, na oferta dos componentes curriculares (CCs)”, afirma Janaína.

O Diretor da Dpa, Rodrigo Mesquita, detalha um pouco mais como a mudança será na prática: “Os estudantes em BIs que migraram para CFs deixam de estar vinculados aos IHACs, e passam a ser vinculados aos CFs. Documentos como o histórico acadêmico mostrarão essa mudança. Ainda, os códigos de componentes curriculares passam a ser do CF ao qual o aluno está vinculado, e equivalências automáticas já foram feitas entre os CCs cadastrados nos IHACs e os cadastrados nos CFs”.

Apesar da mudança administrativa, a pró-reitora afirma que não haverá mudanças no percurso acadêmico do estudante: “O que muda para o aluno? Não muda nada, porque ele vai fazer o curso como está no Projeto Pedagógico de Curso, independentemente da mudança da unidade acadêmica. Ele percebe uma mudança na qualificação das ofertas e na qualificação do curso na medida em que esse curso vai estar mais ligado ao curso de 2º ciclo. É uma alteração mais interna da universidade. Os cursos vão ser continuados da mesma forma como antes, mas agora em outra unidade acadêmica“.

A transição dos BIs para determinado Centro de Formação se deu pela sua grande área, sendo reestruturada do seguinte modo:

CAMPUS JORGE AMADO – ITABUNA

Antropologia

Direito

História

Outro detalhe importante é que, nesse primeiro momento, as Licenciaturas Interdisciplinares ainda permanecerão vinculadas ao IHAC, até serem concluídos os debates acerca das migrações.