Página inicial > Últimas Notícias > Novas recomendações e providências sobre o Coronavírus

Novas recomendações e providências sobre o Coronavírus

• Publicado: Sexta, 13 de Março de 2020, 19h07
  • Última atualização em Segunda, 16 de Março de 2020, 11h35

Após reunião da Reitoria com gestores(as) dos três campi realizada hoje (13 de março), foi decidido que, neste momento, as atividades acadêmicas e administrativas da UFSB serão mantidas. Recomenda-se a intensificação de medidas preventivas contra o novo coronavírus, como evitar aglomerações de pessoas em locais fechados, intensificação de hábitos de higiene pessoal (tal como lavar as mãos, usar álcool gel, etc.).

A fim de evitar situações de risco de exposição a agentes patógenos, orienta-se que, sempre que possível,  sejam utilizadas metodologias de ensino-aprendizagem por meio de ambientes virtuais, com atividades à distância (metapresenciais, atividades gravadas ou extraclasse). O SIGAA possui ferramentas que podem ser utilizadas para esse fim. Tal medida evita a aglomeração de pessoas em ambientes fechados, diminuindo o risco de possível contágio.

Os setores administrativos continuarão funcionando normalmente, nenhum serviço está suspenso. Contudo, sugere-se que as seguintes medidas profiláticas sejam intensificadas no local de trabalho:

- adoção de caneca individual para o consumo de água;

- lavagem das mãos com frequência utilizando água e sabão;

- limpeza das estações de trabalho com desinfetante à base de álcool;

- observação da etiqueta respiratória.

Detectando-se a presença de síndrome gripal (febre e mais um sintoma de gripe, como tosse ou dor no corpo), recomenda enfaticamente que estudantes e servidores(as) com esses sintomas fiquem em casa. Servidores(as) com doenças crônicas e/ou que tenham contato com pessoas idosas e crianças e devem ter cuidado redobrado.

A UFSB tem acompanhado as informações sobre o coronavírus na região junto às autoridades sanitárias municipais, estaduais e federais, e tem buscado tomar as providências necessárias para a proteção da comunidade. Novas orientações podem ser divulgadas a qualquer momento.

Orientações sobre atividades de ensino à distância

A Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (PROTIC) lembra a toda a comunidade acadêmica que o SIGAA dispõe de diversas ferramentas para a aplicação de atividades não-presenciais.

As aulas metapresenciais síncronas (em tempo real) podem ser realizadas mediante reserva via helpdesk. Devido ao número reduzido de salas virtuais disponíveis para essas atividades, outras ferramentas de reunião virtual podem ser utilizadas, com o Meet do Google, da plataforma Google for Education. Sugere-se ainda que sejam realizadas atividades assíncronas (gravadas), com a posterior inserção de link na página do componente curricular. Para inserir uma aula em vídeo no SIGAA deve-se seguir os seguintes passos:

1. Gravação. A gravação das aulas pode ser feita em qualquer software de edição de vídeo (como por exemplo Windows Movie Maker, Quicktime, Kdenlive, Virtual Dub ou Wax);
  2. Disponibilização. Depois de finalizado, o vídeo deve ser disponibilizado em alguma plataforma web (como por exemplo, no YouTube). Esse processo gerará um link da videoaula;
  3. Compartilhamento. O link da videoaula deve ser inserido no SIGAA como LINK EXTERNO.

Caminho para inserção do link da videoaula no SIGAA:

Página Inicial da CC > Materiais > Vídeos > Cadastrar Vídeo (inserir título, selecionar tópico de aula, SELECIONAR A OPÇÃO LINK EXTERNO > Escolher arquivo >  Cadastrar

Enfatiza-se que se utilize o link externo, evitando assim sobrecarga no sistema. Para mais informações, contatar a PROTIC (protic@ufsb.edu.br)

LINKS RECOMENDADOS

Saiba como se prevenir