Página inicial > Últimas Notícias > Festival de Escrevivências da UFSB tem resultado divulgado

Festival de Escrevivências da UFSB tem resultado divulgado

• Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Sexta, 13 de Dezembro de 2019, 11h07
  • Última atualização em Sexta, 13 de Dezembro de 2019, 11h24

Resultado Festival EscrevivênciasO Festival de Escrevivências teve o resultado divulgado pela organização do evento. Vinculado ao projeto de extensão Observatório de Dramaturgias: práticas e vivências, sob coordenação do professor Éder Rodrigues, o Festival tem o objetivo de estimular a experimentação e para a escrita de narrativas e subjetividades. Nesta primeira edição, alunos da UFSB e de outras instituições puderam submeter suas produções nas modalidades poesia, prosa, dramaturgia e vídeo-poema. As inscrições estiveram abertas de 1º de outubro a 15 de novembro. Conforme o coordenador do projeto, foram mais de 100 trabalhos inscritos nas modalidades contempladas pelo Festival, oriundos dos três campus da Universidade Federal do Sul da Bahia, dos CUNI´s e de 12 escolas da região. O professor Éder Rodrigues destacou a potência da arte da escrita no Sul e Extremo Sul da Bahia e também a abrangência alcançada pelo projeto por meio de uma caravana de divulgação do festival nas próprias escolas.

A comissão avaliadora foi formada pelas professoras Dodi Leal (UFSB), Isabel Belasco (UFSB), Cinara de Araújo (UFSB), Clarissa Santos Silva (UFSB), Cristiane Lima (UFSB), e pelos professores Gabriel Nascimento (UFSB), Leonardo Souza (UFSB), Marcelo Wasen (UFSB) e a presença especialda professora Franciane Conceição Silva, da Universidade Federal da Paraíba.

A cerimônia de premiação será realizada no primeiro semestre de 2020, juntamente com um evento para a celebração da arte da escrita e também para conhecermos os trabalhos premiados no festival. Os prêmios são kits com 20 livros cada, contendo produções da literatura brasileira contemporânea. O Festival é um dos projetos contemplados pela Pró-Reitoria de Sustentabilidade e Integração Social por meio do Edital Prosis n° 14/2019

PREMIADOS

Na categoria Público Interno, voltada para alunos(as) da UFSB, os trabalhos premiados foram:

Modalidade Poesia

O poema vencedor foi Sertão no pé, autoria de Verônica Eulália de Medeiros, aluna do Curso de especialização em Dramaturgias Expandidas do Corpo e dos Saberes Populares do Centro de Formação em Artes.

A Comissão Avaliadora também destacou com Menção Honrosa, os seguintes trabalhos:

• Florezinhas de Pimenta e farinha, autoria de Vanda Neves dos Santos, aluna do curso de Antropologia e do Curso de especialização em Pedagogia das Artes/CFA.
  • Corpo que bala, autoria de Marcelo Nascimento Dias, aluno do PPGER/Campus Sosígenes Costa.

Modalidade Prosa

O texto vencedor foi Biografia, autoria de Edimar Pinto de Assis, aluno do curso BI-Ciências/Campus Paulo Freire.

A Comissão Avaliadora destacou também com Menção Honrosa, os seguintes trabalhos:

• Saldade Maikon, autoria de Jhonatan Almeida de Sousa, aluno do curso Licenciatura Interdisciplinar em Artes/Campus Sosígenes Costa.
  • Coração do mar, autoria de Breno dos Santos França, aluno do curso Som Imagem e Movimento/Campus Sosígenes Costa.
  • Um barco, autoria de Andrew Costa Magalhães, aluno do curso Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades/Campus Sosígenes Costa.
  • O leitor de Dom Casmurro, autoria de Rosilene Rocha dos Santos, aluna do Bacharelado Interdisciplinar em Artes - UFSB Campus Paulo Freire.

Modalidade Dramaturgia

O texto vencedor foi Morena Flor, espetáculo musical com autoria de Mariana Lobato, aluna do curso de especialização em Pedagogia das Artes/CFA.

A Comissão Avaliadora destacou também com Menção Honrosa, o trabalho Memória de todas as cores, autoria de Rafael Alves Lima, aluno do curso de Medicina/Campus Paulo Freire.

Modalidade Vídeo-Poema

Dois trabalhos acabaram empatados nessa categoria. Foram premiados o trabalho com autoria de Alan Gomes de Oliveira, aluno do BI/Ciências do Campus Sosígenes Costa, e o trabalho com autoria coletiva de Alessandra Barbosa Adão, Gilsária de Jesus Teixeira e Renata Gonçalvez Bernardes, discentes do Campus Jorge Amado.

Na categoria Público Externo, os trabalhos premiados foram:

Modalidade Poesia

O poema vencedor foi A ideia, autoria de Flor de Lótus Grecov Soriano Silva, aluna do IFBA.

• Vou falar sim, autoria de Maria Iasmim Souza Cotrim, aluna do 2° ano do CIEPS Complexo Integrado de Educação de Porto Seguro.
  • Às 7:21, autoria de André Luís Ramos Pie, aluno do 2° Ano do CIEPS Complexo Integrado de Educação de Porto Seguro.

Modalidade Prosa

O texto vencedor foi Meu triste fim, autoria de Maria Eduarda Gomes, aluna do Colégio Estadual Professor Jairo Alves Pereira, de Eunápolis.

Modalidades Dramaturgia e Vídeo-Poema

Não houve nenhuma inscrição nessas duas modalidades.

Com informações de Éder Rodrigues