Página inicial > Últimas Notícias > Seminário na Andifes debateu a aprendizagem no ensino superior brasileiro

Seminário na Andifes debateu a aprendizagem no ensino superior brasileiro

• Publicado: Quarta, 04 de Dezembro de 2019, 16h03
  • Última atualização em Quarta, 04 de Dezembro de 2019, 16h36

seminario andifes 03

A reitoria da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) tem uma equipe presente nos seminários organizados pela Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) nesta semana. Liderada pela reitora, professora Joana Angélica Guimarães da Luz, a comitiva participou do seminário Desafios da aprendizagem no ensino superior brasileiro, realizado na terça-feira (3) na sede da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). O evento foi uma iniciativa da Comissão de Desenvolvimento Acadêmico, Educação a Distância e Avaliação, do Colégio de Pró-reitores de Extensão das IFES (COEX) e do Colégio de Pró-reitores de Graduação das IFES (COGRAD).

Coordenado pela reitora da UFSB, na condição de presidente da Comissão de Desenvolvimento Acadêmico da Andifes, o seminário debateu temas como educação à distância (EAD), curricularização da extensão universitária, e metodologias de ensino-aprendizagem.  Na comitiva da UFSB, além da reitora, participaram das discussões a coordenadora de Extensão da Pró-Reitoria de Sustentabilidade e Integração Social (Prosis), professora Alessandra Mello Simões Paiva, a pró-reitora de Gestão Acadêmica (Progeac), professora Janaina Losada, e o coordenador de Graduação da Progeac, professor Fábio Espírito Santo.

seminario andifes 01Segundo a professora Alessandra Paiva, as discussões foram ricas e marcaram um importante passo no sentido de diálogo da extensão dentro da Andifes. No caso da UFSB, o debate permite traçar estratégias para as futuras ações extensionistas da Instituição. A pró-reitora de Gestão Acadêmica, Janaína Losada, acrescentou que o seminário foi proveitoso no sentido de debater as boas práticas de ensino e aprendizagem nas instituições públicas, com atenção ao desenvolvimento de indicadores de qualidade para ampliar o sucesso formativo dos estudantes de graduação.

Para a reitora, professora Joana, o diálogo entre o COEX e o COGRAD no Seminário Desafios da aprendizagem no ensino superior brasileiro é a expressão maior do que deve acontecer dentro de cada universidade: uma sinergia profunda entre a extensão, o ensino, a pesquisa e a gestão, no sentido de realmente fazer da universidade o espaço da inclusão social.

A comitiva continua as atividades nesta quarta (4) com a participação no seminário Sistema de Universidades Federais ontem, hoje e amanhã, também na sede da Andifes, em Brasília.

seminario andifes 2 seminario andifes 21 20191204 084956

Imagens: Alessandra Simões Paiva e Janaína Losada