Página inicial > Últimas Notícias > Consuni aprovou criação de novas unidades acadêmicas

Consuni aprovou criação de novas unidades acadêmicas

• Publicado: Sexta, 29 de Novembro de 2019, 15h45
  • Última atualização em Sexta, 29 de Novembro de 2019, 15h50

Na última quarta-feira (27) foi aprovada em reunião extraordinária do Consuni a criação de dois novos Centros de Formação (CF’s) na UFSB. É a primeira etapa do processo de reestruturação acadêmica e administrativa da universidade, proposta pela gestão e debatida nos três campi desde o início do ano.

A partir de ontem (28), data da publicação das resoluções de criação dos CF’s, a UFSB passa a contar com o Centro de Formação em Políticas Públicas e Tecnologias Sociais (CFPPTS), no Campus Jorge Amado e o Centro de Formação em Ciências e Desenvolvimento Territorial (CFCDT), no Campus Paulo Freire. As novas unidades abrem a possibilidade de criação de novos cursos de Segundo Ciclo, oportunizando aos estudantes dos bacharelados e licenciaturas continuarem a formação em cursos profissionalizantes sem desvincular-se da universidade.

Os novos cursos de Segundo Ciclo, bem como aqueles de Terceiro Ciclo, deverão ter aderência às respectivas áreas do conhecimento dos novos centros. Segundo a reitora da UFSB, professora Joana Angélica Guimarães da Luz, a aprovação dos novos CF’s permite que a universidade possa crescer, ampliando a oferta e a variedade de cursos nos campi, atendendo a demandas já existentes tanto em Itabuna como em Teixeira de Freitas.

O próximo passo é nomear os(as) decanos(as) pro tempore, responsáveis por articular a estrutura inicial das novas unidades em seus aspectos administrativos e acadêmicos, em conformidade às normas institucionais. De acordo com as resoluções, o corpo docente das novas unidades acadêmicas será composto pelos(as) servidores(as) lotados nos respectivos campi e em conformidade com suas áreas de atuação.