Página inicial > Últimas Notícias > Bibliotecas contam com o sistema Pergamum para serviço de circulação de materiais

• Publicado: Segunda, 04 de Novembro de 2019, 16h56
  • Última atualização em Quarta, 27 de Novembro de 2019, 15h27

A comunidade acadêmica do Campus Jorge Amado da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) vai perceber a diferença no uso dos recursos do Acervo de Bibliotecas da instituição a contar desta segunda-feira (4), com o início do uso do Sistema Pergamum para apoiar os serviços de consulta, empréstimo, devolução, renovação e reserva online de livros e materiais do acervo, além da emissão de nada consta. Os campi Paulo Freire e Sosígenes Costa já contam com o Pergamum há mais tempo.

A equipe da Biblioteca do Campus Jorge Amado conta com a colaboração de servidores e estudantes para esse período de implementação do serviço, pois nesses primeiros meses será preciso se ajustar à nova rotina, cadastrar usuários na biblioteca e aguardar correções, atualizações, configurações e alterações no sistema. Os usuários devem também aprender a usar o sistema de forma autônoma, mediante treinamento. Por isso, a estimativa do primeiro atendimento de cada usuário com o novo sistema pode levar entre 5 a 10 minutos, devido ao cadastro. O atendimento deve levar entre 1 a 3 minutos a partir do segundo atendimento.

A Diretoria de Sistemas da Protic tem trabalhado para melhorar os recursos de integração do SIGAA e do Pergamum, quanto às bibliotecas o trabalho agora será de contínua inserção de novos títulos e exemplares. Além disso, a Diretoria de Sistemas está realizando os últimos ajustes para liberar o acesso da comunidade ao acervo de livros eletrônicos comprado pela universidade em 2019. São mais de 7.500 títulos em diversas áreas do conhecimento que estarão disponíveis para acesso nos próximos meses.

A equipe da Biblioteca publicou um manual para ajudar no aprendizado e uso do sistema Pergamum (Bibliotecas>Catálogo Online> Manual do Usuário Pergamum>Versão CJA). As versões para o CSC e o CPF estão em fase de edição. Dúvidas podem ser sanadas pelo e-mail biblioteca.cja@ufsb.edu.br e pelo fone (73) 3212 9428, ramal 2.