Página inicial > Últimas Notícias > UFSB integra a Coordenação do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração

• Publicado: Quarta, 30 de Outubro de 2019, 17h55
  • Última atualização em Quinta, 31 de Outubro de 2019, 14h52

Durante a 4ª Reunião do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração das Instituições de Ensino Superior (Forplad/Andifes), Franklin Matos, diretor de Planejamento da Pró-Reitoria de Administração (Propa) foi eleito coordenador nacional do órgão. O encontro aconteceu entre os dias 21 e 24 de outubro em Joinville (SC) e reuniu pró-reitores de planejamento e administração e ocupantes de cargos equivalentes das universidades e institutos federais filiados à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

O Forplad é o espaço destinado a estudar e propor soluções para os problemas relacionados às áreas de planejamento e administração das Ifes. Enquanto fórum de assessoramento em questões técnicas e intercâmbio de experiências, o Forplad também assiste a Andifes em assuntos relacionados ao planejamento e administração, especialmente no que diz respeito ao orçamento. “São realizadas ações que impactam diretamente o nosso trabalho na gestão dos recursos públicos, como por exemplo, compras compartilhadas, capacitação de gestores das áreas de compras e convênios. São ações que resultam na economicidade para administração pública, além de conectar gestores, possibilitando a resolução de desafios em conjunto com a troca de experiências entre eles”, comenta Franklin, sobre a importância do Forplad.

A eleição para a Coordenação Nacional, para as Coordenações Regionais e a escolha dos coordenadores e vice-coordenadores das Comissões Temáticas acontecem a cada dois anos. A Coordenação Nacional é um dos órgãos do Forplad e dentre suas atribuições estão organizar a pauta e convocar as reuniões plenárias além de disseminar informações e consolidar e divulgar documentos junto às Ifes. A gestão 2019-2021 assumiu a coordenação nacional no último dia 23 de outubro.

Participando do Forplad desde 2014, Franklin participou ativamente de diferentes comissões, como por exemplo da Comissão de Modelos (responsável por realizar estudos sobre a distribuição de recursos para as universidades) e a Comissão de Planejamento (responsável pelas instruções normativas da área). Na gestão anterior (2017-2019) atuou como coordenador regional Nordeste (2017-2019), junto com Niedja Paula Albuquerque, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). “Foi uma experiência extraordinária, de grande intercâmbio de conhecimento, criação de redes de contato. Importante também porque viabilizou também a discussão e troca de ideias com técnicos gabaritados de outras Ifes e de outros setores públicos, como a Advocacia Geral da União, o Ministério da Economia e o Tribunal de Contas da União”, assinala.

As reuniões nacionais do fórum, a partir de 2020, serão quadrimestrais. Acerca das expectativas à frente da Coordenação Nacional, Franklin avalia: “as expectativas são enormes, principalmente em razão das incertezas orçamentárias. Vemos um encerramento de exercício de ano e abertura de exercício 2020 muito desafiador e sem dúvidas as discussões orçamentárias estarão entre as principais pautas a serem discutidas no fórum”. As instituições que sediarão os encontros do Forplad no próximo ano são Universidade Federal do Pará (UFPA, em Belém), Universidade Federal do Ceará (UFC, em Fortaleza), e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, no Rio de Janeiro).

Galeria de fotos: