UFSB iniciou sua 5ª Semana de Ciência e Tecnologia
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) da UFSB teve início ontem, com diversas atividades em Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas. O tema geral do evento deste ano é Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável, despertando a atenção para a temática de cunho ambiental. A SNCT vem se constituindo como espaço institucional para compartilhar conhecimentos, experiências e dar visibilidade ao que é produzido na universidade através de atividades de ensino e projetos de pesquisa e extensão.
Em sua 5ª edição, a SNCT ocorre simultaneamente nos três campi e com as seguintes atividades paralelas: 1º Congresso de Extensão (Conex), 2ª Mostra Intercampi de Ciências e Tecnologia e o 5º Congresso de Iniciação à Pesquisa, Criação e Inovação. Além dos eventos comuns, cada campus tem uma programação especial de atividades, como minicursos, oficinas, palestras, exposições fotográficas e mostras artísticas.
Atividades variadas marcaram a terça-feira nos campi
Desde o início da manhã da terça-feira (22) o Campus Jorge Amado (CJA) vivenciou um ritmo diferente, com a realização de oficinas e minicursos, programação que se extendeu durante a tarde. No Centro de Ciências Agroflorestais, na Ceplac, aconteceu também a 1ª Semana do Engenheiro Agrícola e Ambiental da UFSB, com ciclo de palestras, e minicursos. A atração cultural de abertura ficou a cargo do grupo Coletivo Rouxinol, que no final da tarde, após contação de histórias, apresentou a performance A escuta.
O início oficial da SNCT no Campus Jorge Amado ocorreu às 19h, com a solenidade de abertura no auditório da Reitoria. Após as boas-vindas à comunidade, a reitora, professora Joana Angélica Guimarães da Luz, e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Rogério Hermida Quintella, mediaram a conversa com Carlos Teixeira, com o tema Anísio, o Educador e Empreendedor em Família. Na conversa foram abordados aspectos pouco conhecidos da vida de Anísio Teixeira: curiosidades sobre sua formação, seu perfil intelectual, seu percurso profissional e político como educador, além de seu caráter empreendedor e seu interesse por tecnologias.
O professor Carlos Teixeira é médico psiquiatra, foi docente da USP e da UFBA e, por sua relação filial, expôs histórias sobre Anísio a partir de uma perspectiva única. "Meu pai defendia a ideia de que a educação deveria ser prioridade para o país, pois a educação transforma a vida das pessoas", contou Carlos, sobre o trabalho desenvolvido pelo pai.
No Campus Paulo Freire (CPF), o turno da manhã foi dedicado a uma oficina e a tarde foi reservada para o credenciamento dos participantes no evento. Na sessão de abertura o tema da SNCT deste ano guiou o debate, que contou com a participação de representantes da UFSB, da Univerisidade Estadual da Bahia e do poder público municipal de Teixeira de Freitas.
No Campus Sosígenes Costa (CSC) as atividades iniciaram à tarde com o credenciamento e à noite, a mesa de abertura teve como tema Bioeconomia e desenvolvimento regional: potenciais e ações no território Sul da Bahia, reunindo palestrantes de entidades parceiras da UFSB.
Galeria de fotos
registrado em:
Últimas notícias
Redes Sociais