Página inicial > Últimas Notícias > Docentes participam de Seminário de Formação de Professores em Salvador

Docentes participam de Seminário de Formação de Professores em Salvador

• Publicado: Sexta, 20 de Setembro de 2019, 11h32
  • Última atualização em Sexta, 20 de Setembro de 2019, 11h36

Seminário de Formação de Professores 2

Nesta semana, a UFSB foi representada por uma equipe de docentes no XII Seminário de Formação de Profissionais de Educação, que aconteceu ao mesmo tempo em que o XL Encontro Nacional FORUMDIR e o I Seminário Nacional Forparfor e Forpibid-RP, na UFBA, em Salvador. O evento reuniu profissionais da educação superior e da educação básica, estudantes de graduação e pós-graduação, dirigentes de Faculdades, Centros de Educação ou Equivalentes para discutir o tema “Formação de Professores: políticas, projetos, desafios e perspectivas de resistência”.

Para representar o campus Paulo Freire, estiveram presentes Eliseu Alves da Silva, Caroline Caputo, Ivana Gamerman e Sindiany Caduda dos Santos; Maristela Midlej, para representar o Campus Jorge Amado; e Gabriela Rodella de Oliveira, para o Campus Sosígenes Costa. As/os docentes apresentaram comunicações e estiveram presentes às conferências, mesas e discussões sobre a educação básica, a formação inicial e continuada dos professores, as pesquisas na pós-graduação da Educação, e nos fóruns de debate sobre políticas e programas para a formação de profissionais da educação e licenciandos.  Também estiveram presentes no evento, a Reitora Joana Angélica Guimarães, convidada para a mesa de abertura, e a professora Milena Magalhães, que representou a Pró-Reitora de Gestão Acadêmica no painel das universidades federais.Seminário de Formação de Professores

Para Milena Magalhães, “O seminário proporcionou o diálogo entre as universidades estaduais, federais e institutos federais do estado da Bahia, em painéis que tiveram a participação de representantes das pró-reitorias de graduação para apresentarem as políticas de formação de profissionais da educação. Foram momentos de intensa troca, em que foi possível dialogar sobre o que cada instituição tem realizado, inspirando novas ações e parcerias”.

Com participantes de todos os Estados do Brasil, o evento ensejou a discussão sobre os modos de enfrentamento das situações educacionais que se apresentam atualmente, analisando políticas e projetos e os desafios e perspectivas de resistência.