Página inicial > Últimas Notícias > Boas-vindas à comunidade acadêmica!

Boas-vindas à comunidade acadêmica!

• Publicado: Terça, 17 de Setembro de 2019, 11h54
  • Última atualização em Terça, 17 de Setembro de 2019, 11h55

À equipe de servidores docentes e técnicos e ao corpo discente da universidade, que tenhamos um bom retorno às atividades neste quadrimestre. Aos que iniciam sua vida acadêmica na UFSB, sejam muito bem-vindos.

Neste momento em que a UFSB completa cinco anos de funcionamento, cumprimento todos os estudantes e servidores e reforço a mensagem de coragem e dedicação para o início de mais um quadrimestre letivo. Coragem para continuarmos caminhando na nossa construção institucional; dedicação para realizarmos os planos e projetos de contribuir para um Brasil mais humano, cooperativo e justo.

Em meio a tantas dificuldades enfrentadas pelo ensino superior público, com o papel das universidades sendo constantemente colocado em xeque, precisamos resistir e persistir. Somente resistindo poderemos mostrar nosso valor e nossa importância para a comunidade da qual fazemos parte, a resistência nos aproxima e nos põe lado a lado na luta pela universidade como direito de todos e como patrimônio brasileiro. Somente persistindo poderemos garantir a existência da universidade, assegurando às próximas gerações o acesso ao ensino superior público.

Todos devem estar a par da situação orçamentária da UFSB, que está longe de ser confortável. Durante o recesso todos estivemos empenhados na busca de melhores condições para a instituição, negociando junto às instâncias governamentais a liberação de mais recursos para que pudéssemos iniciar o quadrimestre conforme o calendário acadêmico, salvaguardando a manutenção dos serviços e a continuidade das aulas nos campi. Estamos todos trabalhando para garantir o funcionamento de nossa instituição dentro da normalidade. Para tanto, contamos com o apoio e o engajamento de toda a comunidade acadêmica neste momento tão delicado para o ensino superior no país.

Embora tão jovem, a UFSB vem se consolidando como uma instituição inclusiva e comprometida com o desenvolvimento das regiões Sul e Extremo Sul da Bahia. A cada passo, a universidade assume novos compromissos e adiciona-os gradualmente à sua identidade institucional ao desenhar suas políticas e ao conduzir suas iniciativas. É assim que a UFSB pode ser reconhecida como dedicada à democratização do acesso ao ensino superior no Brasil a partir de seu território, adotando políticas de inclusão de grupos sociais como povos indígenas, comunidades tradicionais e o público LGBTI; voltada para o desenvolvimento de novo modelo social, econômico e cognitivo para o território da Mata Atlântica; atenta e atuante em relação aos preceitos de sustentabilidade e respeito ambiental, qualidades traduzidas nos projetos de seus prédios próprios, nas iniciativas da comunidade acadêmica para a coleta e destinação adequada de seus resíduos e em projetos de pesquisa e extensão; defensora do conhecimento e do desenvolvimento responsável como fatores de melhoria das relações humanas e do ser humano com o mundo em que vive e age.

Esses compromissos, uma vez assumidos, integram nossa identidade na mesma medida em que são seguidos de discurso e ação. É de notório conhecimento o contexto difícil que as instituições federais de ensino superior estão vivendo há alguns anos, e agravadas neste ano, com o contingenciamento de recursos. A UFSB, assim como as demais instituições responsáveis pela produção do conhecimento no país, passa por esse momento de verdadeiro ataque ao ambiente universitário. A dedicação em atender aos compromissos assumidos, com criatividade e dentro dos parâmetros legais, é o que vai nos revigorar no cotidiano; o devotamento à realização de cada atividade é nosso combustível. Cada projeto de ensino, pesquisa e extensão, cada iniciativa de curso, cada Unidade Acadêmica merece o melhor de cada um de nós. Nosso trabalho deve ser ardoroso e reafirmar nossos propósitos de um país mais inclusivo, de uma UFSB cada vez mais competente, compreensiva e inovadora, de ensino superior público, gratuito e de qualidade.

Apesar dos repetidos golpes, das baterias assestadas contra a academia, ainda estamos aqui. Mesmo com a redução de recursos financeiros, devemos ser persistentes e inteligentes, criativos e cooperativos. Tenhamos e compartilhemos coragem para mantermos nossos compromissos institucionais e seguirmos construindo a UFSB. Multipliquemos nossa dedicação para cumprir os compromissos e os planos nesse momento de dificuldade. Empreguemos coragem e dedicação para defender a universidade pública brasileira.

Bom quadrimestre a todos!

Joana Angélica Guimarães da Luz

Reitora